19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Aluno do IADE transforma skates em talheres ecológicos

Marino Cardellireutilizou pranchas de skateboard para criar facas, colheres e garfos ergonómicos, que “encaixam” com ímanes

 

Que “outra vida” podem ter pranchas de skateboard? Marino Cardelli, aluno de nacionalidade italiana que concluiu o mestrado em Design de Produção no IADE – Creative University, apresenta uma solução: talheres de refeição. Após um estudo intenso sobre inovação e ecologia, e tendo em vista a reutilização de materiais que, habitualmente, são deitados fora, o aluno chegou à conclusão de que é possível transformar a madeira de pranchas de skates abandonadas ou danificadas em facas, colheres e garfos. A tese foi distinguida pelo IADE – Creative University com 19 valores.

 

O objetivo de aproveitar a madeira das pranchas de skateboard é a redução do impacto ambiental, minimizando a matéria-prima necessária. Além da vertente ecológica, o aluno do IADE – Creative University desenvolveu um conceito inovador a nível de design. Marino conjugou a leveza da madeira utilizada no cabo dos talheres com um design ergonómico que facilita o transporte. Recorrendo a ímans, o aluno desenvolveu um conjunto de três peças que encaixam entre si, tornando os objetos ideais para atividades fora de casa. “Trick” é o nome que Marino Cardelli deu ao projeto, uma vez que os talheres ficando unidos como que por magia – trick, em inglês.

 

A paixão por Portugal e o projeto com os colegas italianos

 

Marino Cardelli é, desde muito novo, um atleta completo. Além de praticar surf e skateboard, começou a esquiar aos sete anos por influência dos pais e participou, em 2006, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim e, em 2010, na edição de Vancouver.

 

Apaixonado por Portugal – país que visitou em criança com os pais e mais tarde numa surftip –, Marino Cardelli voltou à capital portuguesa durante a licenciatura, ao abrigo do programa Erasmus, e regressou, em 2012, para iniciar o mestrado no IADE – Creative University.

 


O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. É, atualmente, a instituição que mais alunos forma nesta área, com uma taxa de empregabilidade de 97 por cento. Em 2012, o Conselho de Ministros reconheceu o seu interesse público e concedeu ao IADE o estatuto de Instituto Universitário, título que permitiu a criação de um moderno programa de Doutoramento em Design, com especial enfoque na criatividade e internacionalização. O IADE confere graus académicos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como CET's – Cursos de Especialização Tecnológica e Pós-Graduações, em áreas de formação relacionadas com Design, Artes e Comunicação, Marketing, Publicidade e Fotografia. O instituto académico faz parte da rede Talent que concentra a maioria da sua oferta formativa na área das indústrias criativas

Periodicidade Diária

domingo, 27 de abril de 2025 – 23:08:32

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...