>
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresenta, esta quinta-feira, dia 2 de dezembro, pelas 15h00, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, (Palácio Foz, Praça dos Restauradores) a cerimónia de entrega dos Prémios do Cartão Branco relativos às épocas desportivas de 2019/2020 e 2020/2021.
Na cerimónia será homenageada Eunice Mórtagua, árbitra da Associação de Futebol de Aveiro, pelo socorro imediato e inestimável que prestou a futebolistas jovens em situações de enorme gravidade. Conta igualmente com a intervenção do Professor Steve Town, investigador da Universidade Bournemouth e Presidente do Comité Científico do Movimento Europeu pelo Fair Play, sobre a influência positiva do Cartão Branco na prática desportiva com “fair play” e serão apresentados os dados de exibições do cartão branco e assinados ou ratificados Memorandos de Adesão de entidades ao Cartão Branco.
Além dos premiados, a cerimónia contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, de diversos dirigentes federativos e associativos, ex-árbitros internacionais de futebol e embaixadores do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).
Os “Prémios do Cartão Branco” têm como objetivo reconhecer o contributo das entidades aderentes que mais se destacam, em cada ano, na sua promoção e cujo compromisso e esforços em muito têm contribuído para a afirmação do Cartão Branco no panorama nacional e internacional. Os “Prémios do Cartão Branco” são atribuídos em três categorias: “Prémio do Cartão Branco – Entidades”, “Prémio do Cartão Branco – Revelação” e o “Prémio do Cartão Branco – Árbitros”.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal implementado, desde 2015, pelo IPDJ, no âmbito do PNED, em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal. Tem o objetivo de promover valores na prática desportiva, através do reconhecimento de comportamentos eticamente relevantes junto dos atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.