>
Realizou-se no dia 15 de abril de 2014, entre as 10h e as 12h, na Academia Equestre João Cardiga (Leceia), a apresentação publica do Projeto Rejuvenescer que visa a criação de um grupo de trabalho, para o estudo “A Equitação na Promoção do Bem-Estar e Envelhecimento Ativo da população Idosa”, através da celebração de protocolos com os diversos parceiros.
Esta cerimónia é o culminar do processo de experiências anteriores, inédito em Portugal, no qual a equitação com fins terapêuticos se revela coadjuvante na promoção da saúde, bem estar e integração social da população idosa.
“Rejuvenescer” é um projeto concebido pela Academia Equestre João Cardiga, que atuará como líder e irá disponibilizar as suas instalações, equídeos e recursos técnicos e know how, juntando-se ao Centro Social de Barcarena e ao Centro Social de Porto Salvo, fornecendo o capital humano objeto do estudo, pessoas com mais de 65 anos, utentes destes centros sociais. A conceção científica e caracterização metodológica do estudo, ficará sob a responsabilidade da Unidade Universitária Geriátrica da Faculdade de Medicina de Lisboa e da Faculdade de Motricidade Humana.
Para além de proporcionar bem estar e alegria aos idosos a iniciativa ambiciona conseguir avaliar o emprego da equitação na melhoria do equilíbrio estático e dinâmico em indivíduos Idosos, Investigar o impacto que a intervenção psicomotora poderá ter no âmbito da equitação terapêutica, tendo como grupo-alvo uma população idosa e, por ultimo ser capaz de construir um modelo que sistematize a articulação de diferentes terapias no qual a equitação terapêutica pode proporcionar, de modo a criar não apenas um referencial sólido mas também um modelo de prática capaz de ser adotado pela comunidade em geral, enquanto via para a intervenção neste grupo populacional, atenuando os défices motores e mentais que acompanham a longevidade.
Esta original iniciativa acarreta custos elevados e lança um repto à sociedade civil “patrocinar o projeto, promovendo a visibilidade das empresas ou instituições aderentes, através de um trabalho em parceria, com instituições de referência, num tema relevante, atual e necessário!
O evento contou com a presença de bailarinas seniores da escola flamenca de Leião que interagiram de forma original com os cavaleiros também maiores de idade.
Estiveram presentes diversas individualidades, entre as quais a Vereadora da Ação social da Camara Municipal de Oeiras, Marlene Rodrigues, os presidentes da juntas de freguesia de Barcarena e Porto Salvo, os Diretores dos Centros Sociais de Barcarena e Porto Salvo, o Diretor da Unidade universitária de Geriatria, professor doutor Gorjão Clara e pela Faculdade de Motricidade Humana Ana Melo Rodrigues.