19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

COTEC Portugal distinguiu 61 empresas pelo seu compromisso com a susatentabilidade

 

Estatuto INOVADORA EVOLUTION distinguiu empresas que se destacaram pela inovação e pelo compromisso estratégico com a sustentabilidade.

 

Pela primeira vez em Portugal as empresas adotaram o novo standard VSME/ESRS de reporte voluntário conforme a Directiva Europeia de reporte empresarial de Sustentabilidade (CSRD).

 

Aliança entre a Inovação e a sustentabilidade de empresas de diferentes dimensões – PME, Mid Cap e XL – que integram o grupo pioneiro INOVADORA EVOLUTION.

 

 

 

Entre as empresas distinguidas, a indústria transformadora destaca-se, representando 56% do total, seguida pelas TIC (10%), comércio (10%) e consultoria e actividades científicas (8%), reflectindo a presença transversal da inovação e sustentabilidade em múltiplos sectores da economia.

 

 

COTEC Portugal, Associação Empresarial para a Inovação, anuncia que, na primeira edição do Estatuto INOVADORA EVOLUTION -iniciativa que reconhece empresas que se destacam pela inovação e pelo compromisso estratégico com a sustentabilidade – foram distinguidas 61 empresas entre as 128 manifestações de interesse recebidas. A iniciativa tem como objetivo reforçar o papel da inovação na transformação sustentável e na adaptação a mercados cada vez mais exigentes no que diz respeito à atuação das empresas nas dimensões ambientais, sociais e de governo da empresa.

 

As empresas já com o estatuto INOVADORA atribuído em 2024 e agora reconhecidas com a qualificação EVOLUTION refletem a diversidade do tecido empresarial português, tanto em dimensão como em sectores de atividade e localização geográfica. As pequenas empresas representam 46%, enquanto as médias empresas correspondem a 43% das candidatas distinguidas pelo Estatuto INOVADORA EVOLUTION. As Mid Cap (empresas com Volume de Negócios acima de 50M€) e XL (empresas com volume de negócios acima de 250M€) constituem respetivamente 10% e 2% do total, demonstrando que a aposta na inovação sustentável atravessa diferentes escalas de negócio. Ao nível sectorial, a indústria transformadora lidera, representando 58% das candidaturas, seguida pelas TIC (10%), comércio (10%) e consultoria e atividades científicas (18%). Outros sectores como construção, energia e transportes registam também uma participação relevante. Em termos geográficos, a distribuição das empresas distingue Aveiro como o distrito com maior representatividade (28%), seguido do Porto (21%), Lisboa (15%), Leiria (13%) e Braga (11%), refletindo a concentração de inovação e sustentabilidade nos principais polos económicos do país.

 

O Estatuto INOVADORA EVOLUTION foi pioneiro em Portugal na adoção VSME - Voluntary Sustainability Reporting Standard, desenvolvido pela EFRAG, organismo europeu de normalização de reporte financeiro. Este modelo foi desenvolvido para facilitar o reporte voluntário de indicadores de sustentabilidade especialmente dirigido para empresas PME e Mid Cap. Com o impulso da recente proposta Omnibus da Comissão Europeia, o standard VSME/ESRS será cada vez mais um instrumento à disposição das empresas portuguesas para incorporar e monitorizar nos quadros de gestão indicadores de desempenho ambiental, social e de governação empresarial.

 

Com esta iniciativa, a COTEC Portugal reforça a sua missão de intervenção estratégica no ecossistema de inovação empresarial, preparando as empresas inovadoras portuguesas para um ambiente de negócios onde a inovação e a sustentabilidade são fatores decisivos para o sucesso.

 

Para Jorge Portugal, Director-geral da COTEC Portugal, a atribuição do Estatuto INOVADORA agora com a qualificação EVOLUTION a 61 empresas nacionais é mais um passo no sentido de colocar a inovação e a sustentabilidade no centro da estratégia empresarial. “A recente iniciativa Omnibus da Comissão Europeia redefiniu prioridades para as Diretivas no campo da Sustentabilidade Empresarial, reduzindo a carga burocrática, mas sem perder a dinâmica de transformação dos modelos de negócio. As empresas agora reconhecidas pela COTEC e seus parceiros da Banca com o Estatuto INOVADORA EVOLUTION assumiram inequivocamente a dianteira ao reportarem voluntariamente o seu desempenho nos indicadores de sustentabilidade através do modelo VSME-ESRS, standard europeu adotado pela COTEC e disponibilizado pela primeira vez às empresas nacionais de forma simples e não ambígua. Estas empresas que passam a ter no VSME-ESRS um veículo escalável e standard de comunicação com financiadores e cadeias de valor, dão assim o exemplo do caminho a seguir na construção de uma aliança entre a Inovação e a Sustentabilidade para mais competitividade e crescimento saudável”.

 

Com o crescimento das exigências de transparência na cadeia de abastecimento global, o VSME/ESRS permite às empresas INOVADORA EVOLUTION a adoção de um modelo padronizado e implementado com um custo limitado nos seus processos internos e sistemas de informação. Esta ferramenta é assim um passo importante para que as PME e Mid Cap portuguesas possam beneficiar de condições de financiamento “sustentável” e garantir alinhamento com as Normas Europeias de Reporte de Sustentabilidade (ESRS).

 

O reconhecimento INOVADORA EVOLUTION reforça a ligação entre inovação sustentável e acesso a financiamento. O consórcio bancário que apoia a iniciativa – formado pelo Banco BPI, Bankinter, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium bcp, Novo Banco, Santander Totta, e o Banco Português de Fomento, o ´Banco soberano da Inovação’ – oferece condições preferenciais de crédito a projetos de inovação às empresas distinguidas, incentivando uma orientação para o investimento produtivo, competitivo e sustentável. A iniciativa conta também como parceiros a Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

 

Sobre a COTEC Portugal

 

A COTEC Portugal, Associação Empresarial para a Inovação, tem como missão contribuir para o crescimento e aumento de competitividade das empresas localizadas em Portugal através do desenvolvimento e difusão de cultura e prática de inovação, cooperação e valorização económica do conhecimento científico endógeno e de apoio à execução de políticas públicas.

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 23 de abril de 2025 – 15:29:02

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...