>
Arrancou esta quarta-feira, dia 17 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, o12º Campeonato da Europa de Teamgym 2018. Esta edição conta com a Participação Record de 16 Países, divididos em 52 Equipas e 624 Ginastas.
Neste primeiro dia de competição, cumpre-se a prova de Qualificação de Equipas Juniores.
Portugal, anfitrião do evento, estreia-se com a Seleção Nacional de Juniores Mistos, composta por:
Neste momento (18h00) decorrem as provas de qualificação, que se estendem até às 22h00. A prova Masculina conta com 5 equipas, enquanto que a vertente Mista e Feminina tem a presença de 10 equipas cada. Apenas as melhores 6 equipas de cada categoria marcam presença na Final.
O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Paulo César e o Vice-Presidente da Federação de Ginástica de Portugal – Álvaro Sousa, receberam esta terça-feira, no Salão Nobre do município odivelense, as Comitivas presentes no evento.
Paulo César considera que “é uma honra receber este evento em Odivelas. Estamos bastante empenhados no apoio à Ginástica e ao Desporto em geral. Somos candidatos à Cidade Europeia do Desporto 2020. Para nós, esta candidatura não é um projeto, é uma consequência do nosso trabalho em prol do Desporto, junto da nossa população e dos mais jovens.”
A Cerimónia de Abertura desta tarde contou com a presença doPresidente da Câmara Municipal de Odivelas – Hugo Martins: “É um privilégio acolher neste magnifico Pavilhão os melhores ginastas da Europa. É um grande orgulho ver este espaço tão cheio e colorido para assistir à magia da Ginástica. Durante os próximos 4 dias, temos a oportunidade de assistir a momentos únicos de beleza.”
OVice-Presidente da União Europeia de Ginástica - Michel Boutard, explicou que “o Teamgym é uma jovem disciplina, mas vocês, ginastas, treinadores e juízes, vindos de 16 Países, estão a torná-lo cada vez mais conhecido e espetacular. Pela primeira vez estamos em Portugal e não tenho dúvidas que esta semana irá ser maravilhosa para todos.”
O Presidente da Federação de Ginástica de Portugal – João Paulo Rocha, declarou: “É com muito entusiasmo que recebemos no nosso país a única disciplina da ginástica que é exclusivamente em equipa. Tenho a certeza que com a organização deste evento em Portugal, contribuirá para o desenvolvimento da disciplina no nosso país.”