>
Foram distribuídos 11 Títulos Nacionais
O Campeonato Nacional foi realizado pela Federação Portuguesa de Lutas Amadoras no Pavilhão Municipal de Barcelos, na cidade do Galo.
Pavilhão Municipal de Barcelos, pela primeira vez recebe uma competição de Lutas Olímpicas. Foto: José Bastos
Participaram nesta competição vários lutadores de 4 clubes de Norte a Sul do País, a saber: do Norte chegou a Casa do Povo de Martim e o Áltis Clube de Paredes, de Lisboa o Clube Musical União e a Junta de Freguesia de Casal de Cambra e de Setúbal o Clube de Lutas do Bastos e o Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo.
A Equipa de Arbitragem foi composta pelos Árbitros Internacionais João Costa e Rui Marta, pelos Nacionais Paulo Dores, Eugénio Bernardes, Carlos Nunes e o Carlos Araújo e ainda pelo Regional Pedro Bastos.
Depois de muitos combates disputados até à final, sagraram-se Campeões de Portugal do ano de 2016 na vertente de Livre, os seguintes atletas:
Nos escalões das Jovens Promessas dos Cadetes Masculinos, quem se sagrou Campeões de Portugal, foi:
Nos 58Kg, o vencedor foi o, ainda, Iniciado João Caldas do GDC Casal do Sapo, que subiu de escalão para conquistar o seu primeiro título.
Nos 69Kg, Daniel Caldas do GDC Casal do Sapo consagra-se Tricampeão Nacional nesta vertente.
Nos 76Kg, o vencedor foi o atleta do Altis CP o Hugo Barros, que conquista o seu título em ano de estreia.
Na categoria mais pesada, os 100Kg o vencedor, pela primeira vez foi o Leandro Luís da CP de Martim.
Nos Juniores Masculinos, os campeões são:
Nos 66Kg, André Silva do GDC Casal do Sapo, subiu de escalão para vencer nos escalões de Juniores e efetuar combates muito empolgantes e emotivos desta competição, assim arrecadou o seu segundo título.
Nos 74Kg, Pedro Caldas do GDC Casal do Sapo, conquistou o seu quarto título.
Nos 96Kg, está o atleta mais medalhado em Livre Masculina do País neste novo século, Reginaldo Santos da JF Casal de Cambra, conquistou o seu 6º título consecutivo.
Nos 120Kg, foi o Luís Varela da JF Casal de Cambra o vencedor desta categoria, pela primeira vez.
Na Elite Sénior, sagraram-se Campeões de Portugal, os seguintes atletas:
Nos 57Kg, o vencedor foi o atleta da CP Martim o João Silva, que regressou aos palcos da modalidade depois de uns anos parado e assim conquistou o seu segundo título.
Nos 67Kg, o campeão foi o Rui Silva do Altis CP, onde arrecadou a sua terceira medalha de ouro nesta vertente.
Nos 97Kg, Carlos Rodrigues do CP Martim, conquistou o seu terceiro título.
Em termos colectivos nesta vertente, quem arrecadou mais Campeões foi o Grupo Desportivo e Cultural de Casal do Sapo com 4 Campeões, seguido da Casa do Povo de Martim com 3 Campeões e com 2 cada ficou o Altis Clube de Paredes e a Junta de Freguesia de Casal de Cambra.