- Ponte de Sor encerra edição de 2024 do Troféu Super SSV
- Traçado revisto face à edição anterior.
A cidade de Ponte de Sor, no Alto Alentejo, está já a pouco mais de uma semana de acolher a terceira e última ronda do Troféu Super SSV 2024, válida também para a Taça Bluemotor / Yamaha. Uma vez mais com a organização a cargo do Moto Clube Matuzas, a prova Alentejana promete muita animação e competição, encerrando com chave de ouro a corrente edição do Troféu Super SSV.
Os "SSV" chegam a Ponte de Sor depois de terem competido nas pistas de Paradela no Município de Barcelos e de Semideiro no Município de Chamusca, numa viagem rumo a sul onde pelo caminho foi batido o recorde de participantes nesta competição. Em Ponte de Sor também é esperada uma boa lista de inscritos, atraídos pela simplicidade deste troféu, pela sua crescente popularidade ou pelo desafio desportivo. No entanto, Ponte de Sor tem como atrativo especial o fato de ser uma das localidades do país onde há muitos anos se "escrevem capítulos" dos mais interessantes e relevantes da história do todo-o-terreno de competição em Portugal. Esta prova será uma excelente oportunidade para todos os pilotos que gostam da Baja de Portalegre poderem vir matar saudades nas pistas que esta grande corrida tem usado ano após ano nesta zona.
O Super SSV Ponte de Sor 2024 irá manter o figurino e localizações das edições anteriores, com o paddock a ficar implantado no topo norte da zona industrial local, proporcionando assim ótimas condições às equipas que ficarão instaladas na "Rua A", ou seja, em piso totalmente asfaltado, ao mesmo tempo que ficam próximas da pista, da zona espetáculo e demais elementos necessários à prova.
A zona espetáculo e as zonas de partida e chegada estarão localizadas no espaço imediatamente em frente às assistências, com o traçado a serpentear por entre as árvores para criar vários locais interessantes para o público poder assistir á passagem dos concorrentes.
Quanto à pista desta edição, o organizador e a X-Adventure - promotor do troféu, decidiram fazer algumas correções comparativamente à edição anterior, retirando do traçado algumas zonas de mau piso, substituindo-as por novos troços mais limpos e sem pedra, com o intuito não só de apresentar um novo desenho da pista, mas também de poder incrementar a segurança da prova. Apesar destas correções, a extensão total da pista mantém-se nos 13 quilómetros, permitindo assim que os pilotos possam rodar à vontade e fazer uma melhor gestão da sua participação.
O Super SSV Ponte de Sor 2024 disputa-se já no próximo sábado, dia 14, com o programa a ocupar quase todo o dia. O evento arrancará bem cedo com um período dedicado à receção dos participantes, realização das verificações e também breifing da prova. O primeiro contato com o terreno será feito aproximadamente pelas 10 da manhã, altura em que os participantes irão percorrer o troço em caravana para poderem fazer o reconhecimento da pista e tirar algumas anotações que considerem necessárias. Seguir-se-á uma passagem cronometrada para cada um, destinada a ordenar os mesmos pelas suas prestações, com o primeiro concorrente a receber a luz verde às 10:30m. O programa prevê o início do primeiro setor de classificação pelas 11 da manhã, com cada concorrente a realizar 4 passagens (PEC) cronometradas. Seguir-se-á uma pausa para assistência e abastecimento das viaturas, e também para que os pilotos possam recuperar um pouco antes de se realizar o segundo grupo de 4 PEC que irão compor o derradeiro setor do dia, com início marcado para as 14 horas. A entrega de prémios deverá ter lugar ás 17 horas.
A informação relevante sobre a prova e também sobre o troféu pode ser encontrada em www.superssv.com
O Super SSV Ponte de Sor 2024 será organizado pelo Moto Clube Moto Matuzas, com o apoio do Município de Ponte de Sôr e da União de Freguesias de Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor.
O Troféu Super SSV é promovido pela X-Adventure, sob a égide da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, e com o apoio da Bluemotor, da Motévora, da Goldspeed, da Mundimat, da Mundilimpa, e ainda do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com.