16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

SUP Douro Race regressa ao Douro em Outubro

 

 

A segunda edição da SUP Douro Race terá lugar no próximo dia 3 de Outubro, na foz do rio Douro, prometendo mais uma vez uma aventura ímpar e um grande espetáculo de cor e emoção, num evento único em Portugal.

 

O Stand Up Paddle, ou SUP, na sua sigla, é um desporto nascido no Hawaii, derivado do surf, em que o atleta se desloca de pé, em cima de uma prancha, com o auxílio de um remo. Na sua vertente de race, ou corrida, os atletas completam percursos maiores ou menores. O mais rápido ou o primeiro a chegar, sagra-se vencedor.

 

No dia 3 de Outubro, Sábado, o Douro recebe duas provas desta modalidade, que trarão muito dinâmica às margens das cidades de Gaia e do Porto e uma espetacularidade única para quem estiver a assistir.

 

A primeira prova realizar-se-á pela manhã e será composta por quatro bóias, que balizarão um percurso de 300 metros. Conta com as categorias Open, Feminino e Sub-18, um prize-money de 500€ e irá definir os títulos nacionais da modalidade.

 

Pela tarde, realiza-se a Descida das Seis Pontes, uma prova de maratona, com cerca de 6km, ao longo das seis pontes que ligam Gaia e Porto, com partida no Praia do Areinho e chegada na Douro Marina. Esta prova conta com as mesmas três categorias, tem um prize-money de 500€ e é aberta a todos os que nela queiram participar.

 

Durante o dia, na Douro Marina, o público interessado poderá experimentar a Paddle Family Experience num percurso criado especificamente para o efeito, através de alguns professores de referência internacional.

 

Este ano tínhamos um evento e uma competição já sancionada pela ISA (International Surfing Association), com a Descida das Seis Pontes a contar para o campeonato do mundo, mas a pandemia acabou por adiar esse objectivo. Esta é uma prova lindíssima, com características ímpares e um cenário natural de eleição em pleno património mundial da UNESCO. É um evento completamente sustentável, sem barulho, sem poluição, permitindo às embarcações marítimo-turísticas continuarem a trabalhar durante a realização da mesma. Esperamos os melhores atletas nacionais, mais uma vez, inclusive das ilhas da Madeira e Açores, para prestigiarem a SUP Douro Race com a sua presença, como no ano passado. Apareçam, com a devida distância de segurança, obviamente,” concluem os mentores e organizadores.

 

A SUP Douro Race é uma organização da Portugal Ativo, produzida pela Rios & Trilhos e pela GPDesign, com o apoio institucional do Turismo do Porto e Norte, Câmara Municipal de Gaia, Águas de Gaia, Câmara Municipal do Porto e pela Junta de freguesia do Canidelo, tendo como parceiros a Douro Marina, Paddling Center, BB Douro, TNPublicidade, Vitalis, Novotel, Restaurante Carvão, a escola de Surf GreenCoast e escola de Surf Malibu.

 

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 28 de setembro de 2021 – 17:05:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...