O 5º Campeonato Mundial de Pangration, teve lugar em Evrota, na Lacónia Grega no fim-de-semana passado, 16/17/18.
Iniciou-se com a cerimónia de Abertura pelas 17 horas do dia 16 e alguns combates de eliminatórias, acabando pelas 23 horas.
O dia 17 iniciou-se pelas 9 horas da manhã e prolongou-se ininterruptamente, até cerca das 2 horas da manhã.
O dia 18 iniciou-se pelas 8,30 horas da manhã e terminou com a festa de encerramento que se iniciou à 1 da manhã do dia 19, segunda-feira.
A delegação portuguesa teve de abandonar as festividades cerca das 2 da manhã a fim de apanhar o avião pelas 8 horas no Aeroporto de Atenas, regressando a Portugal.
Este campeonato teve a participação de 33 países e um número de atletas que ultrapassou os 600.
Todo o Campeonato foi uma festa já que o Pankration é muito querido pelo povo grego que encheu por completo o pavilhão, tendo muitos deles, assistido aos combates pelo ecrã gigante colocado no exterior do pavilhão, acompanhando o espetáculo com carne assada e vários petiscos regionais.
A Câmara local, ciente da importância do Desporto para o turismo e comércio dos seus produtos tanto junto dos consumidores locais como internacionais, aproveitou a ocasião para convidar artesãos e pintores locais a expor os seus trabalhos no recinto circundante.
Promoveram-se também os produtos agrícolas regionais como a laranja e o azeite, através da exposição de plantas e produtos confecionados (para venda), e a oferta aos diretores dos vários países de amostras dos mesmos.
Pessoalmente estive já em vários Campeonatos Mundiais em vários países de todo o mundo e este foi sem dúvida aquele em que mais público esteve presente.
Durante 40 horas em dois dias, o público encheu por completo o pavilhão e o recinto exterior, mostrando bem a força da modalidade mais importante dos Jogos Olímpicos Antigos para os gregos da atualidade.
Manuel Jesus Novo