15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Pedro Fraga vencedor da III Regata Odiana Jogos Santa Casa

 

O Olímpico Pedro Fraga e Diana Dymchenco- Campeã do Mundo de Remo de Mar (remadora internacional pela Ucrânia, com longo palmarés na modalidade), foram os grandes vencedores da III Regata Odiana que se realizou na Barragem do Pedrógão, no passado fim de semana.

 

A Campeã do Mundo de Remo de Mar cortou a linha de chegada na segunda posição imediatamente a seguir ao olímpico português que fez um tempo de 1.06’.19´’. Na segunda posição masculina ficou Afonso Costa com um tempo de 1.08’10’’ seguido de Nuno Mendes com o percurso cumprido em 1.08’13’’.

 

A Regata Odiana, contou com a presença de 57 Atletas (49 masculinos e 8 femininos) de diferentes nacionalidades, incluindo Portugal, Estados Unidos, Espanha e Polónia.

 

Nesta 3ª edição do evento que se realizou nos concelhos de Moura, Serpa e Vidigueira (Alentejo), destacou-se o enorme aumento de participantes. Enquanto que na edição anterior marcaram presença 17 remadores, em 15 embarcações, este ano estiveram no plano de água 57 remadores (Masculinos 49 e 8 femininos). A 1ª edição da Odiana Kid’s foi direcionada para os remadores iniciados e juvenis, numa distância de 6km, que contou com 6 inscritos.

 

Presente esteve também o “jovem remador” fundador da Regata – António Vidigal que conta com 83 anos e participou com Carlos Vargas de 72 anos.

 

Recordamos que o evento foi organizado pelo Grupo União Safarense (GUS), com produção pela VNautica, em parceria com as Câmaras Municipais de Moura, Serpa e Vidigueira e com a NELO Rowing. Contou ainda com o apoio da Turismo do Alentejo, E.R.T., Federação Portuguesa de Remo, da Associação de Remo do Sul e Ilhas, da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração e da EDIA e dos Jogos Santa Casa .

 

Como já referimos a Barragem do Pedrogão recebeu a ‘III Regata Odiana – Jogos Santa Casa’, a principal atração, da Prova de Skiff - Longa Distância (16 Km), que contou com nomes sonantes da modalidade como a recém Campeã Mundial Diana Dymchenko, os Olímpicos Pedro Fraga e Nuno Mendes entre outras referências doRemo nacionais e internacionais comoJoana Branco, Bartłomiej Gasparski, Dariusz Sojka da Polónia e o americano William Woods.

 

Na sexta-feira, 15 de novembro, o dia foi dedicado ao Desporto Escolar e Inclusivo, com a realização das ações ‘Remo Indoor’, ‘Batismos de Remo’ na Barragem de Pedrogão e ‘Remo sem Limites’ e que contou com a presença de jovens das escolas de Serpa, Moura e Vidigueira. No sábado marcaram presença vários jovens da CERCI Portalegre que abraçaram este desafio de terra e rio com grande entusiasmo bem como um grupo de “atletas” Seniores de um Lar de Serpa que tiveram o acompanhamento do Treinador José Nunes, um especialista na formação deste tipo de desporto.

 

A Regata Odiana teve ainda no seu programa a 2ª edição da ‘Conferência H2O’, no Cine-Teatro Caridade, em Moura que abordou a “Sustentabilidade e Diferenciação no Turismo”.

 

Organizada pela VNautica, a ‘Conferência H2O’ teve como objetivo comunicar e potenciar o aproveitamento dos recursos hídricos desta região do Alentejo, como fator de captação de novos fluxos turístico. Com esta temática, discutiu-se a importância da implementação de estratégias e metodologias que persigam a sustentabilidade, nas suas diferentes vertentes, quer nos empreendimentos turísticos, quer por parte dos operadores e de que forma se conseguem criar ofertas diferenciadoras, permitindo captar novos fluxos turísticos.

 

Nos dois painéis da Conferência, ‘Sustentabilidade’ e ‘Diferenciação’, foi possível reunir um conjunto de Oradores que apresentaram alguns casos concretos

 

A IV Edição da Regata Odiana Jogos Santa Casa já tem data marcada cumpre-se a 12/13/14 de novembro.

 

Declarações:

 

Pedro Fraga   -“Foi uma ótima regata. Estou habituado a distâncias mais pequenas, confesso que estava um pouco apreensivo mas afinal correu muito bem. Foi um bom treino para os próximos desafios que tenho para a classificação para Tóquio. Por outro lado o plano de água é fantástico, a paisagem é deslumbrante, parabéns á organização que conseguiu reunir no Alentejo uma frota muito competitiva e ainda por cima tivemos sorte porque apesar de estar um bocadinho chuvoso não havia vento que é sempre um grande contratempo”.

 

Diana Dymchenco – “Não estou habituada a remar em águas tão calmas mas gostei imenso, a paisagem é linda, as pessoas muito simpáticas, e também muito importante remadores muito competitivos. A organização está de parabéns”.

 

António Vidigal (Diretor da VNaútica)– “ Foi um grande desafio contar com tantos atletas nacionais e estrangeiros. Tudo começou com o meu Pai, um entusiasta do Remo e do Alentejo, aliás fez questão de competir apesar dos seus 83 anos. Felizmente contámos com o apoio das Câmaras de Moura, Serpa e Vidigueira e dos Jogos Santa Casa que também aceitou este desafio. Muitos atletas, o envolvimento das Escolas com o Desporto Escolar, da Cerci para nós a Responsabilidade Social é um ponto de honra.

O facto de termos remadores internacionais de grande gabarito e do nossos olímpicos foi sem dúvida um grande incentivo. Uma palavra de agradecimento a todos por tornarem possível a organização desta regata. Já com data marcada para 12/13 e 14 de novembro de 2020 há que começar já a trabalhar

 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 18 de junho de 2021 – 21:48:02

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...