>
O Roller Derby é um desporto de contacto, jogado em patins sobre uma pista oval. Tem tido um crescimento absolutamente exponencial nos últimos anos e Portugal conta já não só com várias equipas, de norte a sul, como também com uma Seleção Nacional que representa Portugal em competições no estrangeiro.
A Team Portugal - Seleção Nacional Portuguesa de Roller Derby - foi criada em 2013, de olhos postos no Campeonato do Mundo de Roller Derby de 2014. 4 anos depois, encontramos a Team Portugal renovada, preparando-se para enfrentar uma nova aventura e um incrível desafio: O Mundial de Roller Derby de 2018, que irá ficar para a história como o maior evento de Roller Derby alguma vez realizado, com a participação de 40 seleções provenientes de quase todos os continentes do mundo!
O Campeonatoirá tomar lugar em Manchester, na Event City, de 1 a 4 de Fevereiro e as atletas da seleção partem já amanhã (segunda-feira, 29 de Janeiro) para Manchester.
Estes serão os jogos para já, calendarizados:
Jogo |
Dia |
Horário |
Portugal VS Dinamarca |
quinta-feira, 1 de Fevereiro |
11h30 |
Portugal VS Finlância |
quinta-feira, 1 de Fevereiro |
16h00 |
Os jogos podem ser vistos, ao vivo, através de um stream (pay-per-view, com um valor fixo para todo o fim de semana) que irá estar disponível neste link: https://www.rollerderbyworldcuplive.com/inplayer/RDWC2018/index.html .
Esta será já a quarta competição internacional da seleção portuguesa, tendo já competido não só no Mundial de 2014, mas também nos Europeus de 2014 e 2016. Este historial faz com que existam algumas coincidências nos adversários que iremos defrontar: por exemplo, dia 1 de Fevereiro, às 11h30 será já a terceira vez que defrontaremos a Dinamarca, a segunda vez que tal sucede num Campeonato do Mundo. No primeiro desafio levou a Dinamarca a melhor (245 x 135, Campeonato do Mundo de 2014) e no segundo encontro Portugal saiu vitorioso (201 x 92, Campeonato da Europa de 2016), fazendo com que este terceiro confronto seja duplamente entusiasmante: quem irá levar a melhor desta vez?
Mas a Dinamarca não é a única equipa que antevemos que cause um jogo emocionante e prenda os espectadores às suas cadeiras: no mesmo dia 1 de Janeiro, apenas 3h30 depois, às 16h00, defrontaremos a Finlândia! Trata-se de uma equipa experiente, com várias jogadoras de equipas da primeira divisão da WFTDA, pelo que antecipamos um jogo desafiante! Sabemos, por experiência, que é exactamente nestas alturas que a Team Portugal mostra toda a sua garra e determinação e, por isso, mal podemos esperar por este desafio!
Os resultados destes dois jogos determinarão os nossos adversários seguintes, pelo que ainda não sabemos o programa para os restantes 3 dias deste Mundial. Contudo, de uma coisa temos a certeza: cada jogo desta seleção será jogado com a mesma ambição, audácia e vontade de mostrar a todos tudo o que fazemos de melhor em Portugal!
Falámos em renovação e, de facto, a seleção portuguesa tem-se vindo a renovar ao longo dos últimos anos: a Team Portugal que a Dinamarca irá encontrar em 2018 não é a mesma que encontrou em 2016, que por sua vez foi diferente daquela que encontraram em 2014. Em 2018, possui atletas com 10 anos de experiência partilhando a pista com atletas com cerca de 3. Por outro lado, podemos dizer que a Team Portugal se trata de um caso insólito: não possui, actualmente, treinador, pelo que a Equipa Técnica é composta por um pequeno grupo de pessoas com um papel duplo: são não só atletas como também treinadoras. É desta junção de sangue novo e determinado com experiência e sensatez que se faz a garra da Team Portugal, e é exactamente isso que iremos mostrar a todos no Mundial de 2018!