18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

EDP Mar Sem Fim celebra 4 anos

 

8 expedições aos Açores, 1 centro de expedição móvel, 7 motas de agua, 1 hangar na Nazaré, 8 bolsas entregues, 12 prémios atribuídos, 1 Português no circuito mundial mais 4 wildcards em etapas do circuito mundial e um total de 18 surfistas envolvidos.

 

Em 2014, uma expedição à Ilha de S. Miguel marcava o inicio de um novo projecto que termina agora a sua quarta temporada. Ao longo dos últimos quatro anos, o projeto EDP Mar Sem Fim tem procurado criar condições para que os surfistas portugueses se possam destacar nas Ondas Grandes.

 

Ao longo das quatro temporadas do EDP Mar Sem Fim, 18 surfistas estiveram envolvidos no projeto de alguma forma, quer seja através de prémios, bolsas, participação em expedições ou nas conversas EDP Mar Sem Fim.

 

Uma das faces mais visíveis do projeto são os Prémios EDP Mar Sem Fim. Anualmente, são consagrados os surfistas portugueses que mais se destacaram nas ondas grandes. De um prémio anual atribuído na primeira edição, em 2014, os Prémios EDP Mar Sem Fim cresceram, passando a contar com seis categorias na última edição: Maior onda remada, maior onda tow-in, maior wipeout (queda) e melhor tubo, para além dos prémios Rookie e Girl. Ao todo, foram atribuídos 12 prémios, e um total de €11.200.

 

Desde 2014 foram atribuídas 8 Bolsas EDP Mar Sem Fim, num total de €17.000. Entre vários, Alex Botelho utilizou a sua bolsa da 3ª edição do EDP Mar Sem Fim (inverno 15/16) para viajar até à ilha de Maui, no Havai, onde se tornou no primeiro português a surfar a mítica onde de Jaws. João de Macedo, o único português a integrar a elite do Big Wave Tour (2011 e 2017), corre o circuito mundial de ondas grandes com o apoio de uma Bolsa EDP.

 

Desde final de 2016, o Hangar EDP Mar Sem Fim é o quartel geral dos surfistas portugueses que se dedicam às ondas grandes da Nazaré, a principal montra da modalidade em Portugal. O hangar no Porto de Abrigo da Nazaré é uma importante base logística. Com 100m2, o hangar tem capacidade para acolher 14 surfistas, motas de água, e cerca de 50 pranchas (sendo que algumas das pranchas utilizadas na Nazaré têm mais de 3 metros de comprimento). O Hangar tem um escritório e um espaço lounge no 1º piso, utilizado para os briefings de segurança que antecedem as sessões de surf nos dias de ondas gigantes.

 

Atualmente, o EDP Mar Sem Fim tem três motas de água Yamaha ao serviço dos surfistas que utilizem o Hangar. Ao todo, um total de 7 jet-skis já estiveram a uso no projeto.

 

Se a Nazaré tem sido o foco das atenções do surf de ondas grandes em Portugal, o EDP Mar Sem Fim tem-se dedicado a explorar novas ondas. Os arquipélagos da Madeira e Açores tem um total combinado de 917km de costa (Portugal continental 850km), pelo que o foco das Expedições EDP Mar Sem Fim tem sido as ilhas: A aventura começou em 2014, com uma expedição à ilha de São Miguel. Desde então foram realizadas 8 expedições a várias ilhas dos Açores: Santa Maria, Terceira e Graciosa. Uma das expedições colocou onda dos Açores nos Prémios Mundiais de Ondas Grandes  com uma onda na costa norte de S. Miguel que despertou o interesse de todo o mundo para os Açores.

 

Em permanência nos Açores está o Expedition Center. O centro operacional móvel durante as expedições do projeto tem capacidade de transportar surfistas, pranchas (as pranchas de ondas grandes tem mais de 3 metros de comprimentos) e ainda um atrelado com duas motas de agua.

 

O objetivo para as próximas expedições será visitar o ponto mais ocidental da Europa: A ilha das Flores tem um potencial de surf enorme e o EDP Mar Sem Fim já começou a recolher informações sobre os diferentes locais e condições meteorológicas necessárias para o surf de ondas grandes. Paralelamente, a ilha da Madeira e outros pontos no oceano Atlântico estão também no radar do projeto EDP Mar Sem Fim.

 

 

Sobre o EDP Mar Sem Fim

 

O EDP Mar Sem Fim é um projeto de exploração de ondas grandes, perfeitas e desconhecidas. Contribui para a visibilidade e desenvolvimento dos surfistas portugueses de ondas grandes, e a promoção do surf e do turismo em Portugal.

 

O projeto inclui expedições com os melhores surfistas de ondas grandes em Portugal, a atribuição de bolsas de exploração, programas de treino específicos, apoio logístico no Hangar EDP Mar Sem Fim no Porto da Nazaré ,e a edição anual de Prémios de Ondas Grandes.

 

O EDP Mar Sem Fim é uma produção The Summit Sports Agency, com o alto patrocínio da EDP e os apoios do Governo Regional dos Açores, Município da Nazaré, Azores Airlines, G-Shock, Yamaha, GoPro, Fruut, Leatherman, Transinsular e NewsSearch. Conta ainda com o Beachcam, Record e Cidade como Media Partners e é homologado pela Federação Portuguesa de Surf.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 11:48:37

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...