18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal com entrada perfeita no Mundial de Surf da ISA 2023

Portugal entrou da melhor forma no Mundial de Surf da ISA, os World Surfing Games 2023, que decorrem até 7 de Junho em El Salvador e que qualificam para os Jogos Olímpicos de 2024.

 

Guilherme Ribeiro foi o primeiro a entrar em ação, na primeira bateria masculina do campeonato num dia marcado por ondas pequenas e algum vento. O surfista da Costa da Caparica somou um total de 12.6 pontos, batendo o venezuelano José Joaquin Lopez (11.10) e o suíço Fantin Habashi (6.97).

 

Seguiu-se Teresa Bonvalot — a única portuguesa já qualificada para os Jogos Olímpicos através da vaga da World Surf League — que, com um total de 9.97, se superiorizou a Valeria Ojeda, da Venezuela, (8.40), e a Saffi Vette, da Nova Zelândia (5.00).

 

Finalmente, Frederico Morais também segue no “main event”, tendo liderado a maior parte da bateria antes de ser surpreendido, no final, pelo venezuelano Keoni Laza, que com um total de 11.94, passou em primeiro. “Kikas” totalizou 11.83.

 

O Selecionador David Raimundo resumiu assim este excelente arranque da sua equipa:

 

“Foi um bom início de campeonato, com apenas três atletas na água, mas a cumprirem o objetivo de continuar no percurso de qualificação. Os primeiros dias nestes campeonatos são normalmente muito longos, mas tivemos a felicidade de ter os heats logo de manhã o que nos dá a oportunidade de regressar cedo ao hotel e iniciar o processo de recuperação e descansar bem.”

 

Acerca do que espera do campeonato, agora que está no local e já pôde observar ‘in loco’ os adversários, David Raimundo comentou:

 

O nível está muito alto, com muitos atletas do World Tour, outros da Challenger Series e outros ainda que não alcançaram esse nível, mas estão, ainda assim, muito fortes. Vai ser um campeonato longo e desafiante, mas confiamos na qualidade da nossa equipa.

 

João Aranha, presidente da FPS e líder da comitiva nacional, acrescentou às palavras do técnico:

 

“Foi um excelente início de campeonato, mas é apenas o primeiro dia e temos muito para andar. Vai ser uma competição muito exigente, mas o ambiente é excelente, a confiança é tremenda e vamos com tudo, sabendo que estão em jogo as vagas olímpicas, mas também os títulos mundiais masculino e feminino.”

 

Recorde-se que estes World Surfing Games de 2023 apuram os melhores surfistas de Europa, África, Ásia e Oceânia (uma vaga masculina e uma feminina por cada continente), para os Jogos Olímpicos do próximo ano. A América tem os Jogos Pan-Americanos para definir as suas vagas.

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023 – 11:17:32

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...