O tenista britânico Marc Seban, primeiro cabeça-de-série e líder do ranking mundial sub 14, não deu hipóteses no seu encontro de estreia na terra batida do court central do Complexo de Ténis da Maia, ao defrontar e vencer o português Tomás Serrano, em dois sets, por um duplo 6-0. Autoritário e com um estilo de jogo alicerçado na sua evoluída compleição física (para um jovem de 13/14 anos), Seban foi sempre dominador ante um jogador pouco habituado a estes palcos mas que se foi soltando e conseguiu alguns momentos interessantes.
Igualmente fortes estiveram os favoritos Marco Ontiveros Castro (Alemanha), que se desembaraçou do português Lourenço Costa, por 6-2 e 6-2, o checo Filip Ladman, que bateu, com algumas dificuldades, o luso Duarte Ferreira, por 6-4 e 6-3, o turco Samin Filiz, que aplicou um duplo 6-0 a Afonso Coutinho e o israelita Itamar Verthainer, que superou Bernardo Serverino, por 6-1 e 6-2. Tomás Saraiva perdeu para o italiano Mattia Baroni, por 6-2 e 6-1, Salvador Almeida caiu com o francês Louis Salard, por 6-3 e 6-2 e Gonçalo Amorim não aproveitou as vantagens de 2-0 e 4-2 no primeiro set ante o letão Tomass Dalderis, acabando por ser eliminado por 6-4 e 6-0. Tomás Tocha foi batido pelo espanhol Alberto Pulido Moreno, por 6-2 e 6-3, Tiago Lima não teve grandes hipóteses com o favorito alemão Eric Dylan Mueller, que triunfou por 6-1 e 6-2, o sueco William Kjellberg superou Tomás Maduro, por um duplo 6-1, e Santiago Vasco não encontrou argumentos para discutir o resultado com o holandês Wouter Van Hillegersberg, perdendo pelo mesmo resultado.
Na prova feminina, mais equilíbrio e é importante destacar as boas prestações das portuguesas Gabriela Agra Amorim, Mariana Cunha e Maria Carneiro, apesar das eliminações no terceiro set. Assim, Gabriela Amorim obrigou a espanhola Carla Vazquez Alcudia a ir ao tie break da “negra”, com a espanhola a vencer por 4-6, 6-1 e 7-6 (2), Mariana Cunha também esteve bem ante a letã Vladislava Lescinska, com a tenista de leste a ganhar por 6-1, 3-6 e 6-3, e Maria Carneiro a ser eliminada pela britânica Celine Ricaud, por 2-6, 6-0 e 6-1. Igualmente pelo caminho mas sem hipóteses de discutir o resultado ficaram Beatriz Castro, Leonor Leitão, Helena Sequeira, Sofia Pereira de Nóbrega, Clara Mártires e Vittoria Accon.