- Terceira vitória da semana para a número um nacional
- Final de pares sem as duas duplas favoritas
A portuguesa Francisca Jorge selou, esta sexta-feira, o apuramento para as meias-finais de singulares do Oeiras CETO Open, o ITF de 60.000 dólares que a Federação Portuguesa de Ténis e o Clube Escola de Ténis de Oeiras organizam, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, entre os dias 23 e 30 de abril.
A atravessar uma boa fase, a melhor tenista portuguesa da atualidade (e 314.ª classificada no ranking WTA) prolongou a série vitoriosa no Clube Escola de Ténis de Oeiras ao derrotar a norte-americana Asia Muhammad (269.ª em singulares e 34.ª de pares) por 6-2 e 7-6(3).
Apesar de ter sido resolvido no tie-break, o duelo esteve muito perto de ser concluído mais cedo, uma vez que a vimaranense de 23 anos chegou a liderar por 5-1 na segunda partida e ainda dispôs de um match point ao 6-5. No entanto, os nervos apoderaram-se de Francisca Jorge, que sentiu dificuldades em continuar a imprimir peso à bola e precisou do ‘tira-teimas’ para recuperar a concentração, acalmar-se e voltar a praticar um ténis ofensivo.
“Não acabou como desejaria, mas faz parte. Ela estava por baixo e soltou-se, fez uma ou outra bola que a ajudaram a concretizar alguns pontos sem pensar e depois subiu o nível e serviu melhor. Eu senti o momento de fechar o encontro, mas fui forte de cabeça. Queria muito ganhar e isso prevaleceu”, explicou Francisca Jorge na entrevista rápida após o triunfo.
“Hoje foi sem dúvida um encontro muito bom. Desde o início que mostrei um nível bastante alto e também que consigo jogar contra adversárias bastante agressivas, fazer o meu jogo e desmontá-las. Foi um dos meus melhores encontros da época”, acrescentou a vimaranense de 23 anos.
Nas primeiras meias-finais de singulares da carreira em torneios de 60.000 dólares, Francisca Jorge terá como adversária Fernanda Contreras Gomez. A tenista mexicana defende o estatuto de sexta cabeça de série graças ao 189.º posto que ocupa na hierarquia WTA e superou a francesa Elsa Jacquemot (171.ª) em duas partidas, por 6-3 e 6-4.
O encontro entre Jorge e Contreras será o primeiro da jornada de sábado, logo a partir das 11 horas, seguido da meia-final entre Greet Minnen e Nigina Abduraimova.
A belga, número 173 mundial e quarta favorita, só precisou de 57 minutos para derrotar a lituana Justina Mikulskyte (322.ª) por 6-0 e 6-1; já a uzbeque, derrotou Yuliya Hatouka (326.ª) por 6-4 e 6-4 quando estavam decorridos 88 minutos de encontro.
O dia ficará concluído com a final de pares, não antes das 15 horas, entre duas duplas que afastaram as principais candidatas ao título. Quartas pré-designadas, as checas Jesika Maleckova e Renata Voracova derrotaram as segundas cabeças de cartaz, Alicia Barnett e Olivia Nicholls, por 6-4 e 6-4. Depois, a mesma Fernanda Contreras Gomez que já vencera em singulares e a brasileira Ingrid Gamarra Martins (terceiras na lista de cabeças de série) derrotaram as campeãs do Oeiras Ladies Open da última semana, Ulrikke Eikeri e Eri Hozumi, por 3-6, 6-1 e 10-6 para completarem o elenco da decisão.
Fotos: Sara Falcão/FPT