Não começou da melhor maneira a participação lusa nesta 8.ª edição do Santarém Ladies Open, com três das 8 tenistas em ação a serem cilindradas. Assim, Lena Couto, Analu Freitas e Teresa Franco Dias não tiveram argumentos sequer para fazer um jogo nos duelos que empreenderam. Couto foi afastada pela peruana Anastasia Yamachkine, por um duplo 6-0, o mesmo resultado com que Analu Freitas perdeu para a canadiana Bianca Jolie Fernandez e ainda o que Teresa Franco Dias permitiu a Maria Garcia, sua compatriota. Curiosamente, Franco Dias tinha feito um excelente resultado e exibição ante a georgiana Mariam Bolkvadze, na semana passada, e nada fazia prever tamanho desequilíbrio no marcador.
Catarina Moreira perdeu com a sueca Tilde Stomquist, por 6-1 e 6-0, Maria Pinto caiu ante a britânica Holly Hutchinson, por 6-1 e 6-2, e Matilde Parreira ainda equilibrou o primeiro set com a espanhola Celia Cerviño Ruiz, acabando por ceder por 6-3 e 6-0.
A algarvia Amalia Suciu perdeu com a alemã Sarah-Rebecca Sekulic, por 6-1 e 6-4, oferecendo boa réplica.
Assim, amanhã, vamos ter a partir das 10 horas todos os encontros da ronda de acesso, com a cipriota Daria Frayman a defrontar a espanhola Celia Cerviño Ruiz, Maria Garcia tem como oponente a britânica Amelia Rajecki, Angelina Voloshchuk vai medir forças com Aglaya Fedorova, a turca Pemra Ozgen joga a continuidade com a britânica Holly Hutchinson, a dinamarquesa Johanne Christine Svendsen e a sueca Tilde Stromquist vão animar este duelo escandinavo, Iveta Dapkute, da Lituânia, joga com a peruana Anastasia Yamachkine e a Anna Kubareva vai ter do outro lado do court Bianca Jolie Fernandez.
Press officer e fotos: Pedro Couto