Três dezenas de barcos participam na XVII Regata Internacional Canárias – Madeira, que larga das águas de Santa Cruz de Tenerife esta terça-feira. Toda a informação foi dada a conhecer numa conferência de imprensa de apresentação do evento no Salão do Mar do Real Club Náutico de Tenerife. A cerimónia contou com a presença de José Miguel Conejo, presidente do RCNT, e de Mafalda Freitas, presidente do Clube Naval do Funchal, que são os principais rostos da organização ibérica.
No encontro com a imprensa estiveram também o cônsul de Portugal, Francisco Javier Álvarez, o diretor geral de desporto do governo das Canárias, Ramón Miranda, a conselheira insular de desporto, Cristo Pérez, o gerente do organismo autónomo de desporto do município de Santa Cruz de Tenerife, Jordi Bercedo, e o comandante naval de Tenerife, Blas Romero.
José Miguel Conejo começou por agradecer “o apoio dos patrocinadores” da regata, ao mesmo tempo que destacou “a qualidade e o prestígio” deste encontro com os desportos náuticos, enfatizando “o desejo de que tudo corra pelo melhor”.
Por outro lado, Mafalda Freitas agradeceu ao Náutico de Tenerife por aceitar o convite de coorganizar esta prova que “tem muito significado para o Clube Naval do Funchal”. A presidente da instituição madeirense fez uma passagem pela história da regata para recordar que desde 1978 até agora já passaram por esta 6.000 concorrentes e 500 embarcações. De recordar que o recorde da prova pertence ao “Canárias”, barco pertencente a Pedro de Armas, natural de Lanzarote, que em 1999 completou o percurso em 36 horas e 47 minutos.
Mafalda Freitas manifestou igualmente que a organização desta prova possa “fomentar ainda mais a vela nas duas regiões”, detalhando depois o programa previsto para quando os veleiros atracarem no Funchal.
Jordi Bercedo mostrou uma enorme satisfação às entidades responsáveis pela organização “por possibilitarem a aproximação dos dois arquipélagos com este tipo de eventos”, enquanto Cristo Pérez explicou que estamos diante de um projeto desportivo fantástico: “Quando recebemos a ideia desta regata, acolhemo-la com entusiasmo, já que este tipo de iniciativas é muito importante para se promover uma região no exterior.” Ramón Miranda assinalou que o “governo das Canárias aplaude que o desporto una os arquipélagos irmãos”.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimónia foi quando José Miguel Conejo entregou a Mafalda Freitas um brasão com o escudo do Náutico de Tenerife para felicitar o Clube Naval do Funchal que está a comemorar 60 anos de fundação.
Quanto aos barcos participantes, oito chegaram de Portugal, com destaque para o “Swing” de José Augusto Araújo. Das Canárias inscreveram-se 16, das ilhas de Tenerife, Gran Canária, Lanzarote e Palma, salientando-se a presença de embarcações como o “Esmar IV” de Eduardo Escuder, o “Adrián Hoteles” de Daniel Adrián, o “Puerto Calero” de Andrés Ramírez, o “Matador” de Cristóbal Amador ou o “Marina Rubicón” de Augusto Escolar. Contudo, espera-se que se somem novos barcos nas próximas horas.
Esta regata Canárias – Madeira conta com o apoio da Federação Espanhola e Portuguesa de Vela, da Associação Canária de Clubes Náuticos, da Associação Regional de Vela da Madeira, da Marinha Portuguesa e da Armada Espanhola.
A 17.ª edição desta tradicional prova começa às 15 horas do próximo dia 4 de Setembro, com largada de Santa Cruz de Tenerife, e serão percorridas 262 milhas náuticas até ao porto do Funchal, na Madeira, com passagem obrigatória pela Reserva Natural das Ilhas Selvagens (Selvagem grande, Pitão Grande e Pitão Pequena).
Vão competir barcos das classes RI e Open, que dias antes à largada vão tomar o Real Club Náutico de Tenerife como base de operações.
As instalações náuticas acolherão também na segunda-feira a reunião de comandantes à qual se segue o cocktail de despedida.
A Regata Internacional Canárias – Madeira tem o caráter bianual e alterna o ponto de largada entre Tenerife, Lanzarote e Gran Canária. A última edição, em 2010, a prova largou da baía de Arrecife (Lanzarote) e, depois de quatro dias de travessia, teve como primeiro classificado o “Muyay” de Aureliano Negrín, do Real Club Náutico de Arrecife (RCNA).
Em 2008 impôs-se o barco “Islas-Chafiras”. A embarcação, que competia pelo Real Club Náutico de Tenerife, ganhava uma prova que tinha um significado especial, uma vez que se comemoravam os 500 anos da fundação da cidade do Funchal.