>
Tudo em jogo no domingo enquanto a American Magic Quantum Racing procura fechar o oitavo título mundial
Após três regatas espetaculares hoje no cenário de ventos fortes de Cascais, Portugal, a American Magic Quantum Racing, de Doug DeVos, sete vezes campeã mundial, lidera o Campeonato do Mundo Rolex TP52 2025 com uma vantagem suada de cinco pontos à entrada do último dia.
A equipa norte-americana, que venceu o mundial da última vez que foi disputado em Cascais, em 2018, parece estar a caminho de conquistar o oitavo título, mas teve de trabalhar arduamente hoje, especialmente depois de queimar a largada na última regata do dia. Apesar disso, conseguiram recuperar posições, mas tanto a American Magic como os seus principais rivais pelo título, a Paprec, foram obrigados a desviar-se de forma dramática numa aproximação tardia em estibordo à bóia de barlavento, perdendo várias posições num erro dispendioso.
Enquanto isso, o Sled de Takashi Okura teve um dia impecável com ventos entre os 20 e 28 nós e mar grosso, com resultados de 1, 3 e 3, reforçando fortemente a sua candidatura ao título. Já o oitavo lugar da American Magic Quantum Racing e o décimo da Paprec significaram frustração para ambas, que terminaram o longo e exigente dia de três regatas a lamentar esse erro causado por estarem demasiado concentradas uma na outra.
Depois de liderarem com um ponto de vantagem, os franceses da Paprec caíram para o segundo lugar. O gestor de projeto e trimmer de escota grande, Stéphane Névé, comentou com um esgar: “Cometemos um grande erro na segunda bolina. Estávamos demasiado focados na American Magic em vez de ver o panorama geral e, no fim, foi um desastre. Foi culpa nossa, cometemos um erro e temos de aprender com ele. Amanhã será decisivo. Precisamos de manter o foco e continuar a lutar. Ainda estamos numa boa posição. Tudo pode acontecer.”
A American Magic Quantum Racing tinha somado dois segundos lugares nas duas primeiras regatas do dia, com o tático Terry Hutchinson e o estratega Victor Diaz de Leon a gerirem bem os riscos e a aproveitarem o lado favorecido do percurso.
Super Sled
O Sled venceu a primeira regata com ampla vantagem sobre a American Magic. Já o Platoon Aviation, três vezes campeão mundial, enfrentou um problema técnico e terminou em 11.º, antes de responder com uma vitória convincente na regata seguinte. O Alkedo Vitamina, de Andrea Lacorte, venceu a última regata do dia, mantendo a pressão sobre os três primeiros. A equipa italiana está agora apenas a oito pontos do segundo pódio consecutivo, depois do terceiro lugar conquistado em Baiona.
Para o grande final de domingo, as previsões apontam para os ventos mais fortes da semana, possivelmente até 30 nós.
James Lyne, treinador da American Magic Quantum Racing, analisou: “Hoje foi um dia de condições no limite e essa última regata foi tão divertida quanto possível. Queimámos a largada, recuperámos bem e entrámos num grande duelo com a Paprec, mas na bóia de barlavento tudo correu mal. Vamos rever o que aconteceu, mas estamos a liderar no último dia do mundial com hipóteses de vencer – é tudo o que se pode pedir. Agora vamos ver o que os deuses do vento nos reservam para amanhã, mas vai estar fresco, bem fresco.”
Andrea Visintini, navegador do Sled (3.º), acrescentou: “A chave para nós hoje foi a energia positiva e o prazer de competir. Acertámos em todas as decisões: a largada foi limpa, conseguimos chegar ao lado direito da primeira bolina – que era o favorecido – e a execução da tripulação foi excecional. O Francesco (Bruni) esteve brilhante, o Beasho (Adam Beashel, timoneiro) impecável e todos fizeram o seu trabalho com excelência. Para mim, como navegador, foi difícil porque o estado do mar dificultava ver as bóias na primeira parte da bolina, por isso foi preciso confiar nos instrumentos. Encostámos à American Magic e à Paprec, e isso também é importante para a classificação geral da temporada. Amanhã será tudo ou nada.”
Classificação Provisória do Campeonato Mundial Rolex TP52 Cascais 2025:
1. American Magic Quantum Racing (EUA), Doug DeVos, 3+2+1+3+6+2+2+8 = 27
2. Paprec (FRA), Jean-Luc Petithuguenin, 4+1+5+2+2+3+5+10 = 32
3. Sled (EUA), Takashi Okura, 1+3+9+8+8+1+3+3 = 36
4. Alkedo Vitamina (ITA), Andrea Lacorte, 10+6+8+1+3+6+9+1 = 44
5. Gladiator (GBR), Tony Langley, 5+11+4+9+4+4+10+2 = 49
6. Alegre (GBR), Andy Soriano, 2+5+11+5+10+5+8+4 = 50
7. Platoon Aviation (GER), Harm Müller-Spreer, 11+4+6+6+7+11+1+5 = 51
8. Vayu (THA), Família Whitcraft, 9+9+3+4+9+7+4+6 = 51
9. Phoenix (RSA), Tina & Hasso Plattner, 8+10+2+11+1+9+6+7 = 54
10. Alpha+ (HKG), Shawn & Tina Kang, 7+8+7+10+11+8+7+9 = 67
11. Provezza (TUR), Ergin Imre, 6+7+10+7+5+10+11+11(+2) = 69
Agradecemos o apoio dos nossos parceiros e patrocinadores: Câmara Municipal de Cascais, Turismo de Cascais, Turismo de Portugal, Marina de Cascais, Gráfica Simões & Gaspar, Vista Alegre, Daily Coffee, OG Normas e Sinais, Monte das Herdades, Mirpuri Gin, Sailors for the Sea, MEO e Corona.
Fotos: Nico Martinez