>
Está em... início
Notícias
Motociclismo
Federação de Motociclismo de Portugal : FMP em tempo de aniversário
Notícias
Motociclismo
Federação de Motociclismo de Portugal : FMP em tempo de aniversário
A Federação de Motociclismo de Portugal (FPM) comemora hoje o seu 24.º aniversário. A instituição celebrou a efeméride com um almoço no Circuito do Estoril.
A FMP foi fundada em 11 de Maio de 1990, e desde então trilhou um bonito percurso na tutela do motociclismo em diversas vertentes, desde a prática desportiva até ao mototurismo, passando por intervenções inerentes à utilização da moto no quotidiano.
A nível desportivo, a FMP mobiliza cerca de nove centenas de pilotos federados, e desde a sua criação atribuiu 553 títulos de campeão nacional, distribuídos por onze modalidades diferentes. O apoio à internacionalização dos nossos melhores praticantes é outra vertente de sucesso, e já rendeu duas coroas mundiais de Todo-Terreno (Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves), e o título de vice-campeão mundial de Motocross (Rui Gonçalves), além de diversos pilotos a sagrarem-se campeões europeus.
No âmbito do Mototurismo a Federação tutela cerca de quatro dezenas de Concentrações, promove o Dia do Motociclista que congrega cerca de vinte mil participantes, e o muito apreciado “Portugal de Lés-a-Lés”, uma travessia de Portugal por actrativos e menos conhecidos roteiros.
Aproveitando o facto de hoje ter lugar o Circuito do Estoril I, a FMP celebrou o seu aniversário com um almoço no 2.º piso da Torre do Autódromo, reunindo em animado convívio os representantes de diversas áreas do motociclismo nacional.
Na oportunidade, a instituição liderada pelo Dr. Manuel Marinheiro procedeu à entrega de alguns galardões, atribuídos em Assembleia-Geral. Assim, foram distinguidos com a Medalha de Mérito o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Augusto Baganha, e o antigo Presidente da Assembleia-Geral e do Conselho Jurisdicional da FMP, Dr. Henrique Belmar da Costa. Ainda, Diplomas de Mérito foram entregues a Germano Pereira e à Fuchs Silkolene.