>
No fim de semana de 20 e 21 de Julho o Casino do Estoril recebeu no Salão Preto e Prata, um evento inédito de Culturismo / Bodybulding em Portugal, o Olympia Amateur 2019 que apurou 24 Pro Cards para prosseguir para a prova dos profissionais e no dia seguinte o IFBB PRO League no Mr Big Evolution Pro. Aqui os vencedores tiveram acesso directo para o Mr. Olympia a disputar em Las Vegas, a prova rainha do circuito, daqui a sensivelmente a um mês e meio, de 12 a 15 de Setembro para a consagração final dos campeões mundiais.
O dia 20 esteve reservado ao Olympia Amateur 2019, com cerca de 400 atletas em competição num dia muito intenso com os trabalhos a começarem logo pelas 09h00 da manhã.
Já no domingo dia 21, pelas 15h00 foi a vez dos profissionais se apurarem para o Mr. Olympia de Las Vegas. A sessão começou com uma coreografia da atleta portuguesa Vanessa dando o mote para inicio das provas.
Além de atletas vindos de vários países, tivemos em competição atletas nacionais nas suas categorias: Katy Marques (Figure); Nelson Rodrigues e Fábio Rodrigues (Men´s Physique); Bela Soares (Women´s Physique); Rui Rodrigues (Classic Physique); Elsa Pena, Beatriz Biscaia, Barbara Torres e Cheila Baronet (Bikini); e ainda o muito conceituado do culturismo nacional Sérgio Lima (Bodybuilding).
O colectivo de juízes foi composto por: Mazen Ali (EUA), Emilio Martinez Romero (Espanha), Liona Bergman (Holanda), Bernhard Schuber (Alemanha) e Paul Knight (Reino Unido).
O prémio total de 32.000 dólares foi distribuído pelos cinco melhores atletas das diversas categorias.
A classificação dos cinco melhores atletas por categoria:
Figure:
1º Bruna Miyagui (Brasil)
2º Anna Banks (Polónia)
3º Melinda Mercz (Hungria)
4º Zulema Duran (Itália)
5º Eva Crespo Lameiras (Espanha)
Nesta categoria competiu a atleta portuguesa Tânia Barrocas, vinda da classe Olympia Amateur Portugal 2019 ficando em 14º lugar
Men’s Physique:
1º Ali Jafar (Kowait)
2º Diaoune Salimou (França)
3º Ismael Dominguez (México)
4º Nawaf Alansari (Kowait)
5º Darrel Rabess (Reino Unido)
Tanto Daniel Rabess (5º) como Ross Alam (15º) ambos do Reino Unido vieram do apuramento do Oympia Amateur Portugal 2019.
Women’s Physique:
1º Ivie Rhein (EUA)
2º Anne-Lorraine Mohn (França)
3º Corinne Ingman (Reino Unido)
4º Isabel Baião (Portugal)
5º Petra Struncova (República Checa)
Do apuramento Olympia Amateur Portugal 2019 participou a atleta portuguesa Diana Correia ficando em 16º lugar da competição profissional.
Classic Physique:
1º Kyrylo Khudaiev (Ucrânia)
2º Eduardo Oliveira (Brasil)
3º Dancovea Anderson (Alemanha)
4º Grego Suewendley Francisca (Holanda)
5º Omar Khaldi (Marrocos)
Pro Bikini:
1º Francesca Stoico (Itália)
2º Alessia Facchin (Itália)
3º Phoebe Hagan (Reino Unido)
4º Beatriz Vila Camacho (Espanha)
5º Ana Maria Vintu (Itália)
Directamente do Olympia Amateur Portugal 2019 competiram Beatriz Vila Camacho (4º) de Espanha, Anna Tapu (11º) de Itália e ainda Sarah Law (12º) do Reino Unido
Bodybuilding:
1º Mohamed Shaaban (Egipto)
2º Lukas Oslandil (República Checa)
3º Iain Valliere (Canadá)
4º Florian Poirson (França)
5º Samson Dauda (Reino Unido)
Da classe amadora do Olympia Amateur Portugal 2019 tivemos três participações: Florian Poirson (4º) da França, Dan Cistea (15º) de Espanha finalizando com Raphael Chevailler (16º) da França.
Quanto a Portugal, após o sucesso desta edição, aguarda-se a sua continuidade já para o próximo ano.
Texto Pedro MF Mestre e Fotos na secção de fotorreportagens