18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Minho pronto para receber Campeonatos Nacionais Universitários de 2015

Foi com um desejo de boa sorte aos cerca de 2300 estudantes-atletas que as entidades organizadoras apresentaram oficialmente as Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s 2015) hoje, dia 8, no Instituto de Design, em Guimarães. O momento serviu ainda para realizar os sorteios e a visita virtual às instalações.

 

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Universidade do Minho (UM), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e as Câmaras Municipais de Braga e Guimarães deram o pontapé de saída para a competição que vai decorrer de 19 a 26 de abril nestas cidades.

 

O presidente da AAUM, Carlos Videira, abriu a cerimónia com a apresentação das instalações desportivas que vão acolher as várias modalidades disputadas. Num breve discurso, explicou as motivações desta organização. “Procuramos promover o nome da AAUM e da UM, mas também o das cidades de Braga e Guimarães, que são assim dinamizadas a nível social e económico pelos participantes”, afirma.

 

“A parceria AAUM/UM tem dado frutos”, explica o dirigente, relembrando a atribuição do prémio de Melhor Universidade Europeia em Desporto Universitário em 2013, pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA), e a organização de vários eventos, como o Campeonato Mundial Universitário de Andebol 2014 e o Campeonato Europeu Universitário da mesma modalidade que se vai realizar este ano, em agosto.

 

Os CNU’s 2015 vai ainda contar com a primeira edição da Gymcup – Triatlo Indoor, atividade organizada pela FADU, integrada no Programa Nacional de Desporto Para Todos da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude. “Esperamos que, por ser o seu ano de lançamento, tenha um destaque especial e tenha sucesso para continuar a crescer nos próximos anos”, defende a presidente da FADU, Filipa Godinho.

 

Filipa Godinho aproveitou ainda para relembrar os 25 anos da FADU, marco que dá o mote a vários momentos de discussão e debate sobre o desporto universitário.

 

A Câmara Municipal de Braga, representada pela Vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, destacou o desempenho da UM na organização de eventos que dinamizam a cidade. “A UM tem-nos dado um grande exemplo na organização de eventos e habituou-nos a um grande nível de exigência. Estamos certos de que esta trilogia – UM/AAUM, CM de Braga e de Guimarães – vão fazer destes CNU’s, os melhores de sempre”, exaltou.

 

Amadeu Portilha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, iniciou o seu discurso com a referência ao local desta cerimónia – Campus de Couros – que é “novo e sem muros”, com planos de expansão. Realçou também a parceria entre as duas cidades e a qualidade das instalações desportivas. “São duas cidades vizinhas, duas cidades irmãs que querem fazer destes os melhores CNU’s. Algo que é possível, não só porque sabemos receber, mas também porque hoje disponibilizamos aos cidadãos um conjunto de infraestruturas notáveis que ajudam em muito a alta performance desportiva”, afirma Amadeu Portilha.

 

O Vice-Reitor da UM, José Mendes, encerrou a apresentação oficial com uma mensagem motivadora ao investimento no desporto universitário. “O desporto universitário é um dos melhores investimentos que se fazem na área do desporto. Os CNU’s representam um nível de maturidade da FADU e são um reconhecimento da excelência da UM, da excelência nos resultados desportivos, quer pelos títulos nacionais, quer pelos internacionais, e da excelência da organização”, exalta.

 

Em jeito de despedida, todos desejaram boa sorte aos participantes e que seja uma jornada de desporto e festa.

 

Em jogo vão estar as modalidades de Andebol f/m, Atletismo ar livre f/m, Basquetebol f/m, Corfebol misto, Escalada dificuldade f/m, Futebol 11 m, Futsal f/m, Hóquei em Patins f/m, Judo f/m, Kickboxing Lightkick f/m, Rugby 7s f/m, e Voleibol f/m.

 

Os apurados destas competições garantem lugar nos campeonatos europeus universitários.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 26 de abril de 2024 – 03:55:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...