18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Novas visitas guiadas temáticas ao património vivo dos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz

- Visitas são conduzidas por conservadores e pelo diretor
- Bilhetes disponíveis online pelo custo simbólico de 1 euro

 

Para celebrar as Jornadas Europeias do Património, que decorrem de 22 a 24 de setembro, a Parques de Sintra promove visitas guiadas temáticas aos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz a partir do tema “Património Vivo”, que, este ano, dá o mote ao evento. Conduzidas por conservadores − e pelo diretor, no caso de uma das visitas −, o seu intuito é dar a conhecer novas e surpreendentes facetas da vivência, da história e da arquitetura destes Palácios que as diversas camadas do tempo escondem. O que existia no local hoje ocupado pelo Palácio Nacional de Queluz? No Palácio Nacional de Sintra, o que resta da construção medieval? E que histórias nos contam as suas icónicas janelas manuelinas e os belos azulejos? As respostas serão dadas nestas visitas ao património vivo gerido pela Parques de Sintra.

 

No Palácio Nacional de Sintra decorrem três visitas. “Ver e sentir azulejos do Palácio Nacional de Sintra”, agendada para 22 de setembro às 10h30 e 23 de setembro às 15h00, foca-se nos exuberantes revestimentos azulejares mudéjares dos séculos XV e XVI que decoram muitas das salas deste monumento, combinando estilos, motivos e cores. Esta visita guiada aborda a sua história e as técnicas e termina no Pátio Central, com uma mostra de azulejos originais durante a qual os participantes serão convidados a manusear e a sentir exemplares autênticos, incluindo alguns que fizeram parte de uma grande encomenda de mais de 10 mil azulejos feita pelo rei D. Manuel I para a decoração do Paço de Sintra.

 

Ainda no âmbito das intervenções realizadas no reinado de D. Manuel I, a visita “As Janelas Manuelinas do Paço de Sintra” é dedicada à chamada ala manuelina que exibe janelas geminadas ricamente ornamentadas, comunicando para o exterior o carácter nobre dos espaços que iluminam. O objetivo desta visita, agendada para 23 de setembro, às 10h30, é identificar e comentar os motivos decorativos destas janelas e desvendar os seus significados, que são mais complexos do que podem parecer à primeira vista.

 

Ainda no Palácio Nacional de Sintra, realiza-se a visita “O Paço de Sintra: descontinuidades e permanências arquitetónicas num monumento de longa história”, a 24 de setembro, às 10h30. Num monumento com mil anos de história, são muitas as transformações ocorridas ao longo dos séculos, mas ainda hoje o Palácio conserva elementos primitivos. Esta visita permite perceber como foi habitado nas diferentes épocas e como a arquitetura condiciona as vivências e carrega simbolismos. Demonstra, igualmente, como o património imóvel, enquanto lugar de memória, é modificado pelo património vivo que somos nós.

 

O Palácio Nacional de Queluz acolhe duas visitas. No dia 23 de setembro, às 10h30, o diretor dos Palácios geridos pela Parques de Sintra, António Nunes Pereira, conduz uma visita que se propõe a “transportar” os participantes De regresso ao passado na Real Quinta de Queluz, sem nunca abandonar o presente e sempre com um olhar sobre o futuro”. O objetivo é revisitar a época áurea do Palácio de Queluz, recordando, que, em contraste com o seu ambiente idílico, esteve no centro do furacão que no início do século XIX mudou a face da Europa e forçou monarcas deste nosso país europeu a viverem, subirem ao trono e morrerem no continente americano, algo inédito em toda a história europeia.

 

Finalmente, uma visita que, não sendo novidade, dá a conhecer uma ala do Palácio Nacional de Queluz que muitos ainda não conhecem: o “Pavilhão D. Maria I: Residência de Reis, Rainhas e Presidentes do século XX”. Nos dias 22 e 24 de setembro, às 10h30, abrem-se as portas daquele que foi um palco incontornável da diplomacia e da política externa nacionais entre 1940 e 2004. Pelo Pavilhão D. Maria I passaram algumas das personalidades que mais influenciaram a história da Europa e do Mundo no século passado, com destaque para a Rainha Isabel II do Reino Unido.

 

Os bilhetes para estas visitas têm o custo simbólico de 1 euro e estão disponíveis online no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/jornadas-europeias-do-patrimonio-2023/

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de julho de 2024 – 10:02:56

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...