18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Casa do Jardim da Estrela – Um Teatro em Cada Bairro

 
Câmara de Lisboa inaugura Casa do Jardim da Estrela – Um Teatro em Cada Bairro
 
A programação do novo equipamento cultural, com inauguração oficial a 24 de setembro, arranca já no dia 21 de setembro
 
A Câmara Municipal de Lisboa convida para a abertura do novo espaço Casa do Jardim da Estrela, o quarto equipamento a integrar a rede Um Teatro em Cada Bairro, localizado no interior do Jardim da Estrela, um dos jardins mais carismáticos de Lisboa.
 
O programa Um Teatro em Cada Bairro, da Câmara Municipal de Lisboa, tem como missão criar uma rede de centros culturais de proximidade com diferentes características e dimensões, que permitam uma oferta diversificada de propostas culturais que possam ser construídas e usufruídas por todos.   
 
Pela sua localização privilegiada e partindo de um conjunto de ideias que foram debatidas com a comunidade local, a Casa do Jardim da Estrela irá apostar numa oferta cultural mensal e diversificada centrada nas questões da sustentabilidade, ambiente e ecologia, convocando todos os públicos a explorar as diferentes propostas culturais que vão desde espetáculos, oficinas e conversas até sessões de leitura e aulas de ioga, entre outras.
 
Pretende-se ainda que este espaço seja um ponto de encontro, de partilha de conhecimento e um local de proximidade entre os agentes locais, os artistas e as diferentes comunidades, com enfoque na sensibilização ambiental e na literacia climática. 
 
Esta programação arranca já nos dias 21, 22 e 23 de setembro com momentos de pré-abertura no palco em frente ao Coreto que incluem: um recital de poesia, música e sonoplastia “Eis quanto me ensinou a voz do vento”, da artista Ana Sofia Paiva, um momento musical com o projeto Mauger inspirado nos ritmos de bossanova, jazz e da pop em parceria com a Junta de Freguesia da Estrela, um passeio botânico e poético com leitura de “poemas verdes” e interpretação de algumas espécies vegetais do Jardim e para finalizar um concerto programado pelo Hot Clube de Portugal, um dos clubes de jazz mais antigos da Europa.
 
No dia 24 de setembro, às 15h30, terá lugar a cerimónia oficial de abertura da Casa do Jardim da Estrela, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
 
Para este dia da inauguração apresenta-se um conjunto de atividades culturais: oficinas temáticas com os projetos “Abelha-te” com Inês Correia, “Saúde e cosmética natural – o  kit básico para mil usos” com Antonella Vignati da Escola de Saúde Integral da Mulher, “Big Bang Boom” com Margarida Botelho e “Hospedaria da Planta” com a Associação Piquete Verde, uma aula de movimento corporal com Andreia Correia, um momento de dança com Pedro Ramos, Ordem do Ó e os concertos de Farra Fanfarra e da banda Leguelá em parceria com a Associação Cultural Filho Único. Às 15h30, é ainda inaugurada a exposição “O Jardim da Estrela na evolução do espaço público de lisboa”, uma viagem pela história do jardim desde a sua génese até aos nossos dias. Uma festa que começa às 10h00 e se estende até ao pôr do sol.
 
A Casa do Jardim da Estrela é o resultado de uma parceria entre os Pelouros da Cultura e do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa que, em conjunto com outras entidades e parceiros, designadamente a Junta de Freguesia da Estrela, pretendem criar um espaço dinâmico e de referência na cidade de lisboa. 
 

Periodicidade Diária

sábado, 18 de maio de 2024 – 05:59:01

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...