16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Runporto prepara regresso seguro às corridas

 

Face à realidade de emergência por infeção pelo novo coronavírus (COVID-19), que alterou por completo a postura social da humanidade, a Runporto/PAC- Porto Antistress Clube foi obrigada ao cancelamento e adiamento dos seus eventos desportivos. 

 

Desde março que a Runporto/PAC- Porto Antistress Clube têm vindo a definir estratégias que permitam o regresso dos seus eventos, em que a prioridade é garantir a segurança de todos os envolvidos com medidas exequíveis e que permitam a realização dos eventos com sucesso.

 

O aglomerar de pessoas, como acontece nas corridas de atletismo, é um fator preocupante, pelo que o rigor deve assistir a todos que na corrida participam, incluindo o pessoal de apoio e assistência.

 

Foi redigido pela equipa médica, um Manual com o Plano de ação na prevenção da transmissão do coronavírus nos eventos Runporto/PAC- Porto Antistress Clube.

 

Foram definidas medidas para todos os momentos dos eventos, desde a conferência de empresa, a entrega dos dorsais, ao dia da corrida (local de partida, percurso e chegada). Algumas das medidas são as seguintes:

 

·         As filas de acesso aos balcões deverão ter um corredor com 2 metros de largura, no qual estão assinalados distanciamentos de 2 metros entre as pessoas da fila (assinalado no chão);

·         Os balcões de atendimento ao público serão equipados com uma protecção de acrílico;

·         Aquando da receção do saco, o participante deve confirmar a existência também de uma máscara de oferta;

·         No momento da partida é obrigatório o uso de máscara ou de viseira;

·         A abertura das câmaras de chamada para a partida da corrida será feita quando faltarem apenas 10 minutos para o tiro de partida;

·         Os grupos de partida serão aumentados, possibilitando um maior distanciamento entre os participantes e o tiro de partida para cada grupo será dado com alguma distância temporal;

·         Todos os participantes devem dispersar imediatamente, após passarem a linha da meta;

·         Os sanitários portáteis existentes na zona de partida da corrida e chegada são lavados e desinfetados com muita frequência e seguindo as recomendações da Direção Geral de Saúde.

 

Para além destas medidas, a organização está preocupada em fornecer informação, atempadamente e o mais detalhada possível aos seus colaboradores, habituais ou casuais de apoio ao evento, e a todos os participantes. No local de levantamento dos sacos/dorsais e nos locais da Partida e Chegada serão colocados cartazes anunciando medidas preventivas.

 

Este manual foi realizado em estrita colaboração com as entidades internacionais reguladoras do atletismo e foi aprovado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e demais órgãos competentes. 

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 19 de setembro de 2021 – 15:02:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...