16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull Cliff Diving World Series - regresso à ponte velha de Mostar para a 7ª etapa

 

 

Para a comunidade de atletas de saltos para a água de grande altura, a velha ponte de Mostar – na Bósnia e Herzegóvina – tem um significado especial. Manter viva uma tradição que data do século XVII é o objetivo de mais uma visita do Red Bull Cliff Diving World Series(24 de setembro). A competição entra assim numa fase decisiva no que respeitaà luta pelo título. Gary Hunt e Rhiannan Iffland são os mais fortes candidatos.

 

Classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, a velha ponte de Mostar– na Bósnia e Herzegóvina – é um dos mais belos bilhetes postais do interior dos balcãs. Para além da pérola turística, este é um local com um significado muito especial para a comunidade dos atletas de saltos para a água de grande altura. A tradição de saltar desta ponte remonta ao século XVII e nos últimos anos tem sido mantida por algumas das estrelas do Red Bull Cliff Diving World Series: foi o próprio Orlando Duque – considerado o maior embaixador da modalidade – que “inaugurou” a ponte em 2004, quando esta foi reaberta após a conclusão do restauro decorrente da sua destruição parcial durante a guerra civil que assolou aquela região nos anos 90 do século passado.

 

No próximo fim-de-semana(24 de setembro) a ponte será encerrada para a realização da sétimaetapa do circuito mundial – dando continuidade ao périplo iniciado nos Estados Unidos da América em junho passado. Desde então houve visitas à Dinamarca, Portugal(Açores), França, Itáliae Reino Unido.

 

 

Quando estão cada vez mais próximas as decisões da época de 2016, o britânico Gary Hunt –que detém um recorde de cinco títulos do Red Bull Cliff Diving World Series – continua a ser o mais forte candidato. No entanto, as duas últimas etapas vieram contrariar esta tendência (vencidas pelo russo Artem Silchenko e pelo checo Michal Navratil)– dando novas esperanças ao mexicano Jonathan Paredes, segundo da classificação geral após seis etapas.

 

 

 

Contrariamente ao que está a acontecer nos masculinos, a época das senhoras tem sido algo atípica – com a “wildcard” australiana Rhiannan Iffland a dominar por completo e a deitar por terra o habitual domínio das saltadoras norte-americanas. Uma prestação ainda mais surpreendente se tivermos em conta que esta atleta está ainda a dar os seus primeiros passos no Cliff Diving!

 

A etapa será transmitida em direto para todo o mundo na Red Bull TV (www.redbull.tv), no dia 24 de setembro, a partir das 13:20 horas(em Portugal Continental), com acesso gratuito através das mais diversas plataformas e em www.redbullcliffdiving.com.

 

RED BULL CLIFF DIVING WORLD SERIES - O VIDEOJOGO

 

Esta temporada, os fãs dos saltos para a água de grande altura não vão ficar apenas espantadoscom as mais exuberantes manobras dos seus heróis. Graças ao novo videojogo Red Bull Cliff Diving World Series vão poder também viver as emoções deste desporto, escolhendo os seus atletas preferidos e também as etapas mais vibrantes - incluindo as escarpas do ilhéu de Vila Franca do Campo, ao largo de São Miguel, nos Açores. Disponível para várias plataformas, este videojogo é gratuito em www.redbullcliffdiving.com/game. 

 

CALENDÁRIO  | 2016

 

4junho                   Texas, E.U.A. | COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

18junho                Copenhaga, DINAMARCA| COMPETIÇÃO MASCULINA

9julho                     S. Miguel, Açores, PORTUGAL| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

23julho                  La Rochelle, FRANÇA| COMPETIÇÃO MASCULINA

28agosto              Polignano a Mare, ITÁLIA| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

11 setembro         Pembrokeshire, Gales, GBR| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

24setembro         Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

16outubro            Shirahama, JAPÃO| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

28outubro            Dubai, E.A.U.|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL 2016

MASCULINOS_APÓS 6 ETAPAS

1º Gary Hunt

GBR

900 pts

2º Jonathan Paredes

MEX

750 pts

3º Andy Jones

EUA

590 pts

4º Michal Navratil

CZE

650 pts

5º Orlando Duque

COL

470 pts

6º Steven Lobue

EUA

420 pts

7º David Colturi

EUA

370 pts

Artem Silchenko

RUS

368 pts

9º Kris Kolanus Wildcard

POL

330 pts

10º Blake Aldridge

GBR

308 pts

 

FEMININOS_APÓS 4 ETAPAS

1º Rhiannan Iffland

Wildcard

AUS

760 pts

2º Lysanne Richard

CAN

610 pts

3ºCesilie Carlton

EUA

420 pts

4º Rachelle Simpson

EUA

370 pts

4º Helena Merten

AUS

370 pts

Adriana Jimenez

MEX

360 pts

7º Ginger Huber

EUA

350 pts

8º Tara Hyer-Tira

 Wildcard

EUA

90 pts

 

Créditos fotográficos
Romina Amato | Red Bull Content Pool
Olaf Pignataro | Red Bull Content Pool
Predrag Vuckovic | Red Bull Content Pool

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 22 de setembro de 2021 – 21:35:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...