16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull Cliff Diving World Series 2016 - checo Navratil venceu em Mostar

 

O SUPER HOMEM VOLTOU A ATACAR

 

Depois de ter conseguido há duas semanas a primeira vitória da sua carreira, o checoMichal Navratil – conhecido como o “Super Homem” dos saltos para a água – voltou a surpreender no Red Bull Cliff Diving World Series. A sua vitória na velha ponte de Mostar, na Bósnia e Herzegóvina, relançou a luta pelos lugares cimeiros do campeonato. Em femininos foi a canadiana Lysanne Richard quem ditou a lei. A ação foi acompanhada por mais de 20 mil espectadores no local e em todo o mundo em direto na Red Bull TV.

 

A sétima etapa do Red Bull Cliff Diving World Series viajou no último fim-de-semana (24 de setembro) até aos balcãs, regressando à velha ponte de Mostar – na Bósnia e Herzegóvina. Considerada uma das mais belas pontes do mundo e classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, esta estrutura em pedra serviu de plataforma para os melhores saltadores do planeta manterem aqui viva uma tradição com vários séculos. O entusiasmo da população local ficou bem patente nos mais de 20 mil espectadores que acompanharam das margens do rio Neretva toda a ação.

 

Com cerca de 20 metros de altura, foi necessário montar uma estrutura adicional na ponte para atingir os 27 metros regulamentares da competição masculina.

 

 

Aos 31 anos, o checo Michal Navratil – um dos poucos atletas que se mantém presente no circuito mundial desde a sua criação em 2009, voltou a ser a figura da jornada – depois de ter vencido no País de Gales há cerca de duas semanas a primeira etapa da sua carreira. O desfecho final das várias rondas colocou-o de novo frente a frente com o britânico Gary Hunt – de longe o mais cotado atleta em prova; “Posso justificar esta vitória com o acumular de toda a minha experiência. Tudo aquilopor que passei até aqui, os saltos falhados, as más entradas da água, tudo ficou gravado na minha memória. Agora estou mais maduro e consciente daquilo que tenho de fazer na hora exata”.

 

Além da prata de Gary Hunt, o pódio ficou completo com o norte-americano David Colturi, que se despediu aqui da temporada de 2016, já que em outubro próximo fará uma cirurgia ao ombro, ficando impedido de continuar.

 

Do ponto de vista do título, Hunt continua firme na liderança, mas o mesmo já não se poderá dizer do seu mais direto perseguidor – o mexicano Jonathan Paredes – que está a um passo de ser ultrapassado por Navratil.

 

Entre as senhoras, as “wildcards” continuam a surpreender pela positiva.

 

 

A canadiana LysanneRichard mereceu o reconhecimento do júri ao reunir cinco notas nove na última ronda da competição; “Acho que comecei com o pé direito esta etapa, mas depois do segundo salto fiquei um poucodesiludida com a minha prestação. Depois concentrei-me, esquecendo que podia vencer, e consegui recuperar. Não podia estar mais feliz por conseguir vencer mais uma etapa do circuito mundial”. Em relação às contas do título, a australiana Rhiannan Iffland – que desta vez foi terceira classificada – continua na liderança.

 

A próxima etapa do Red Bull Cliff Diving World Series viaja dentro de cerca de duas semanas (16 de outubro)até ao Japão, naquela que será uma das estreias mais aguardadas de 2016.

 

Todas as etapas do Red Bull Cliff Diving World Series são transmitidas em direto para todo o mundo na Red Bull TV em www.redbull.tv e em www.redbullcliffdiving.com, com acesso gratuito e permanente(todas as etapas - sistema VOD) através das mais diversas plataformas.

 

RED BULL CLIFF DIVING WORLD SERIES - O VIDEOJOGO

 

Esta temporada, os fãs dos saltos para a água de grande altura não vão ficar apenas espantadoscom as mais exuberantes manobras dos seus heróis. Graças ao novo videojogo Red Bull Cliff Diving World Series vão poder também viver as emoções deste desporto, escolhendo os seus atletas preferidos e também as etapas mais vibrantes - incluindo as escarpas do ilhéu de Vila Franca do Campo, ao largo de São Miguel, nos Açores. Disponível para várias plataformas, este videojogo é gratuito em www.redbullcliffdiving.com/game. 

 

CALENDÁRIO  | 2016

 

4junho                   Texas, E.U.A. | COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

18junho                Copenhaga, DINAMARCA| COMPETIÇÃO MASCULINA

9julho                     S. Miguel, Açores, PORTUGAL| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

23julho                  La Rochelle, FRANÇA| COMPETIÇÃO MASCULINA

28agosto              Polignano a Mare, ITÁLIA| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

11 setembro         Pembrokeshire, Gales, GBR| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

24setembro         Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

16outubro            Shirahama, JAPÃO| COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

28outubro            Dubai, E.A.U.|COMPETIÇÃO MASCULINA E FEMININA

 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL 2016

 

MASCULINOS APÓS 7 ETAPAS

1º Gary Hunt

GBR

1060 pts

2º Jonathan Paredes

MEX

840 pts

3º Michal Navratil

CZE

760 pts

4º Andy Jones

EUA

660 pts

5º Steven Lobue

EUA

530 pts

6º David Colturi

EUA

500 pts

7º Orlando Duque

COL

480 pts

Artem Silchenko

RUS

418 pts

9º Sergio Guzman

MEX

348 pts

10º Kris Kolanus Wildcard

POL

330 pts

 

FEMININOS APÓS 5 ETAPAS

1º Rhiannan Iffland

Wildcard

AUS

890 pts

2º Lysanne Richard

CAN

810 pts

3ºCesilie Carlton

EUA

580 pts

4º Helena Merten

AUS

480 pts

Adriana Jimenez

MEX

430 pts

6º Rachelle Simpson

EUA

420 pts

7º Ginger Huber

EUA

410 pts

8º Yana Nestsiarava

 

BUL

180 pts

 

 

Créditos fotográficos
Dean Treml | Red Bull Content Pool
Romina Amato | Red Bull Content Pool

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 22 de setembro de 2021 – 21:37:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...