15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Red Bull Cliff Diving World Series - época de 2018 arranca em junho

 

Nos dez anos do Red Bull Cliff Diving World Series, Portugal continua a marcar uma forte presença no calendário. O ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, será assim, em julho próximo, palco da terceira etapa do circuito mundial – naquela que será a sétima visita consecutiva ao nosso país. A época é composta por um total de sete etapas, das quais cinco contarão com participação feminina.

 

Em 2018 os Açores voltam a marcar presença no mapa do Red Bull Cliff Diving World Series, assumindo-secada vez mais como o maior clássico do calendário. O encontro está marcado para os dias 13 e 14 de julho, com a ação a regressar pelo sétimo ano consecutivo ao ilhéu de Vila Franca do Campo, uma pequena reserva ecológica situada a cerca de um quilómetro da ilha de São Miguel. A principal marca diferenciadora da competição portuguesa reside no facto de só nesta etapa os atletas terem a oportunidade de saltar diretamente das rochas, numa clara evocação às origens da modalidade nascida há mais de 200 anos no Havai.

 

A nova temporada assinala os dez anos do circuito mundial e vai crescer em número de etapas, com um total de sete competições – mais duas do que no ano passado – a decorrer de junho a setembro entre os Estados Unidos da América e a Europa.

 

O arranque tem lugar no Texas, no lago de Possum Kingdom, um cenário de natureza já bem conhecidopelos atletas e que será a única viagem do ano fora do Velho Continente. Segue-se um regresso ao país vizinho, mais concretamente a Bilbau, onde

os saltos a partir da ponte de La Salve – mesmo em frente ao célebre museu Guggenheim – estarão reservados apenas aos atletas masculinos. Duas semanas depois de Espanha é altura de voltar aos Açores. No início do mês de Agosto, a Suíça volta a figurar no calendário, depois de uma longa ausência.

 

Para as mulheres será mesmo a primeira aventura nas paisagens idílicas de Sisikon, com destino às águas paradas e suaves (água doce)do lago Lucerna. Da natureza intocada, o circuito mundial viaja de seguida para o centro da civilização, com mais uma visita à famosa ópera de Copenhaga(Dinamarca) – esta será a segunda etapa do ano com participação exclusivade masculinos e também a 70ª etapa do circuito mundial. Já no mês de setembro, a competição sobe de tom na emblemática ponte de Mostar – na Bósnia e Herzegóvina. Pela primeira vez na história, a grande final do campeonato vai ter lugar em Polignano a Mare, Itália, um destino sempre muito considerado pelos praticantes, dada forte tradição local.

 

Decorrendo sob a égide da FINA(Federação Internacional de Natação) – o Red Bull Cliff Diving World Series contará em 2018 com a participação de atletas de 12 países. Os Campeões da última edição, o mexicano Jonathan Paredes e a australiana Rhiannan Iffland, vão estar naturalmente no centro de todas as atenções.

 

CALENDÁRIO 2018

 

2junho             | Texas, E.U.A.

30junho          | Bilbau, ESPANHA

14julho            | S. Miguel, Açores, PORTUGAL

5agosto          | Sisikon, SUÍÇA

25agosto        | Copenhaga, DINAMARCA

8setembro     | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA

23setembro  | Polignano a Mare, ITÁLIA

 

Créditos fotográficos

 

Paulo Calisto  | Red Bull Content Pool

Romina Amato | Red Bull Content Pool

Dean Treml | Red Bull Content Pool

 

Adriana Jimenez

 

 

David Colturi

 

 

Orlando Duque

 

 

Cesile Carlton

 

 

Todor Spasov

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 13 de junho de 2021 – 23:29:44

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...