18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Junior Tour: Gabriela Dinis sagra-se campeã nacional Pro Júnior

Destaques:
- Gabriela Dinis conquistou hoje o seu primeiro título nacional de Sub-20
- João Roque Pinho derrotou na final masculina o bicampeão nacional Pro Júnior, Martim Nunes  
- Maria Dias venceu Erica Máximo na final feminina
- 3ª e última etapa do Junior Tour decorreu com ondas de 0,5m a 1m em Santa Cruz
 
Gabriela Dinis sagrou-se hoje campeã nacional Pro Júnior na praia do Mirante, em Santa Cruz. A surfista de 19 anos chegou às meias-finais no Projunior Santa Cruz, 3ª e última etapa do Junior Tour que decorreu este fim-de-semana com ondas de 0,5m a 1m, conquistando o seu primeiro título nacional na categoria de Sub-20.
 
Em três etapas realizadas, Gabriela venceu as duas primeiras e terminou em 3º lugar ex-aequo nesta última e decisiva prova para atribuição dos títulos nacionais masculino e feminino, tendo perdido nas meias-finais para Erica Máximo.
 
“Estou contente por me ter sagrado campeã nacional de Sub-20, era um dos objetivos para este ano”, afirmou a campeã. “Este circuito de Sub-20 é uma ótima iniciativa da ANS porque, na verdade, muitos de nós deixamos de ser juniores Sub-18 e é importante termos um circuito entre a categoria júnior e a Open. A 1ª etapa do circuito no Porto e Matosinhos correu-me bastante bem, estavam boas ondas e consegui terminar em 1º lugar. Depois na etapa de Viana do Castelo lembro-me que foram mais esquerdas e também consegui ganhar. Esta etapa em Santa Cruz não correu como queria, mas estou contente em ter-me sagrado campeã nacional. Desde sempre que gosto muito de surfar em Santa Cruz e foi aqui que me sagrei campeã nacional pela primeira vez em Sub-16. É um sítio especial para mim e agora ainda mais com este título Pro Júnior. O campeonato teve ondas boas ao longo dos dois dias, melhor no sábado do que no domingo”, finalizou. 
 
Maria Dias foi a grande vencedora da etapa derrotando na final, Erica Máximo. A surfista da Costa de Caparica efetuou o score de 8.80 contra os 6.25 pontos da adversária. 
 
“Estou muito feliz por ter ganho esta etapa”, referiu a vencedora. “As anteriores não me tinham corrido muito bem, mas desta vez consegui surfar e mostrar o meu surf naqueles 20 minutos. Consegui na final fazer duas ondas rapidamente e, como estava maré cheia e não vinham muitas ondas, consegui gerir o heat até ao final”, rematou. 
 
Na categoria masculina, João Roque Pinho venceu na final o já consagrado bicampeão nacional, Martim Nunes, que conquistou o seu segundo título consecutivo da categoria no sábado. O vencedor da etapa realizou o score de 12.50 pontos superiorizando-se aos 10.90 pontos do adversário que cometeu uma interferência na derradeira bateria do evento. 
 
“Estou muito contente com esta vitória, a minha primeira num campeonato com um nível mais importante”, afirmou o surfista de 18 anos. “Foi uma final dura, já sabia que ia ser porque o Martim nunca facilita o trabalho. Começámos a picar-nos no início até sairmos da zona de competição e depois voltámos. Acabei por levar a melhor numa disputa numa onda que podia ser tanto uma esquerda como uma direita. Houve ali um choque e ele acabou por fazer uma interferência. Mas, está dentro das regras, por isso, vale. Depois consegui gerir o meu heat sabendo que ele tinha essa interferência e fui construindo os scores ao longo da final. Estou confiante no trabalho que tenho vindo a fazer e que começa a dar frutos. Agora é continuar a treinar que a época ainda não acabou”, salientou.  
 
Resultados Projunior Santa Cruz:
Final masculina: João Roque Pinho 12,50 x Martim Nunes 10,90
Final feminina: Maria Dias 8,80 x Erica Máximo 6,25
Melhor onda masculina: Martim Nunes, 8,25 pontos
Melhor onda feminina: Gabriela Dinis, 7,00 pontos
 
Campeão nacional Pro Júnior masculino: Martim Nunes
Campeã nacional Pro Júnior feminina: Gabriela Dinis
 
O Projunior Santa Cruz foi uma organização da Onda Pura e da Associação Nacional de Surfistas, insere-se no Festival Ocean Spirit e conta com o apoio local da Câmara Municipal de Torres Vedras e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
 
Fotos: Ocean Spirit
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 22 de maio de 2024 – 03:22:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...