A dupla de Voleibol de Praia João Pedrosa/Hugo Campos defronta hoje, pelas 16h00, a dupla do Catar Cherif Younousse e Ahmed Tijan no jogo inaugural da Pool C do Quadro Principal do Beach Pro Tour Elite16 de Gstaad, na Suíça.
Cherif Younousse, de origem senegalesa, e Ahmed Tijan, que nasceu na Gâmbia, mas têm nacionalidade catariana, foram quartos classificados nos Jogos Olímpicos de 2024, depois de terem sido 13.ºs classificados no BPT Elite16 de Espinho.
Igualmente em 2024, Cherif e Ahmed foram medalhados com o bronze nas Beach Pro Tour Finals disputadas em Doha, após vencerem (2-1: 19-21, 21-19 e 16-14) os neerlandeses Stefan Boermans e Yorick de Groot em jogo arbitrado pelo português Rui Carvalho.
Se vencerem Cherif/Ahmed, Pedrosa e Campos irão defrontar os vencedores do jogo Hendrik Mol/Mathias Berntsen (Noruega) x Christoph Dressler/Philipp Waller (Áustria).
Hoje de manhã, os tricampeões nacionais superaram um osso duro de roer, tendo vencido pela diferença mínima (2-1: 24-26, 21-16 e 16-14) os austríacos Tim Berger/Timo Hammarberg na fase de qualificação.
Pedrosa e Campos, que venceram recentemente o I Torneio de Voleibol de Praia AFVCPLP, realizado no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da Federação Portuguesa de Voleibol, situado em Cortegaça, apostam forte numa boa classificação no BPT Elite16 de Gstaad, uma das mais famosas etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia.
Os tricampeões portugueses são treinados pelo Seleccionador Nacional Ricardo Rocha. A internacional portuguesa Sandra Deveza integra a equipa de arbitragem.
Também recentemente, Pedrosa e Campos subiram ao 19.º lugar no ranking internacional, que é até agora a mais alta posição ocupada pelos tricampeões nacionais no Ranking da FIVB.
O Beach Pro Tour Challenge de Alanya foi a sexta etapa do Circuito Mundial 2025 em que participaram Pedrosa e Campos, que têm efectuado, juntamente com Gonçalo e Tomás Sousa, desde Janeiro treinos no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV, em Cortegaça, sob a orientação técnica do Seleccionador Ricardo Rocha.
João Pedrosa e Hugo Campos rubricaram uma excelente estreia no Circuito Mundial de Voleibol de Praia 2025 (FIVB Beach Pro Tour), tendo subido ao pódio no Beach Pro Tour Challenge de Yucatán. Aliás, em 2024, a dupla rubricou uma época muito boa, mantendo sempre a expectativa de qualificação para os JO de Paris. Participou na Taça das Nações (Nations Cup), competição de qualificação para os Jogos Olímpicos, tendo vencido, juntamente com Gonçalo/Tomás, o torneio de qualificação na Turquia.
Na Final, que se disputou na Letónia, ficou no 3.º lugar, tendo apenas e já na meia-final caído aos pés da França, que se viria a apurar para Paris 2024.
Em Setembro, João Pedrosa e Hugo Campos subiram ao pódio (bronze) no Campeonato Mundial Universitário de Praia – que decorreu nas praias de Botafogo e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no Brasil.