Inaugurado em Julho do ano passado pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, Dr. Miguel Relvas, o Museu Nacional do Desporto situado no Palácio Foz em Lisboa , e após a exposição documental sobre a participação dos Portugueses nos Jogos Olímpicos, nas suas salas, é possivel visitar desde o início de Fevereiro,a uma outra “ Mostra” cujo tema serve de título a este artigo.
A exposição ( como indica o folheto entregue) narra em breves linhas a história da imprensa desportiva , na época, começando em 1865 com o nº 1 do Diário de Notícias, e terminando em 1912 , ano em que Portugal participou pela 1ª vez nos Jogos Olímpicos.
Francisco Pinheiro foi o investigador certo para este trabalho de pesquisa , sendo visiveis pequenos apontamentos , objectos, primeiras páginas de jornais de desporto
versando diversas modalidades, mais em voga ( vela, remo, hipismo, ginástica, esgrima, atletismo e outras) e onde não faltam uns patins, duas bicicletas ( diferentes entre si) muitas taças e medalhas e até uma motocicleta de corrida. Também exposta está uma máquina de escrever ,com teclado AZERT.
Incluído na mesma “ Mostra”, é projectado um documentário intitulado « Os 6 de Estocolmo» , produzido por Gimi Filmes/Grupo História e Desporto ,exibido em sessão contínua.
A exposição está patente de 3ª a Sábado entre as 10:00 e as 16:30 e aos Domingos das 10:00 ás 13:30. A entrada é gratuíta.
José Carlos Pinto