18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Os dois pilotos da DS Automobiles outra vez nos pontos no e-Prix de São Paulo

  • - O calor foi o principal desafio enfrentado pelos concorrentes na quarta ronda do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, realizada em São Paulo.
  • - Depois de mais uma forte exibição na Qualificação, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne terminaram a Corrida no sétimo e oitavo lugares, respetivamente, trazendo para casa mais um sólido conjunto de pontos para a DS Automobiles.
  • - A equipa DS Penske deixa, assim, o Brasil no terceiro lugar no Campeonato de Equipas, enquanto Jean-Éric Vergne é quarto classificado no ranking de Pilotos, em igualdade de pontos com o terceiro classificado.

 

Sete semanas após o duplo evento em Diriyah, na Arábia Saudita, o Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E voltou à ação este sábado, no circuito citadino de São Paulo. A prova brasileira começou em grande estilo para a DS Automobiles, com os dois pilotos do construtor premium francês qualificados no top-3.

 

Na fase de duelos, Stoffel Vandoorne perdeu a pole-position por apenas dois milésimos de segundo, no final de uma das sessões mais renhidas da história deste campeonato de monolugares elétricos. Outra prova da velocidade do DS E-TENSE FE23 foi o terceiro melhor tempo de Jean-Éric Vergne, logo atrás do seu companheiro de equipa.

O calor causou enormes dores de cabeça a engenheiros e pilotos nesta que foi a segunda visita do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E ao Brasil. A temperatura do ar rondava os 35 graus Celsius e a pista mais de 50, pelo que a gestão da energia e a temperatura das baterias foram uma preocupação real. A fase inicial da corrida foi muito estratégica, com muitas ultrapassagens, sendo que duas intervenções do Safety Car também puseram em causa alguns planos previamente delineados.

 

Jean-Éric Vergne, o único Bicampeão da disciplina, voltou a somar pontos importantes com o sétimo lugar final, mantendo-o nos lugares de topo da respetiva classificação. O francês é atualmente o quarto classificado, em igualdade de pontos com o terceiro. É de salientar que Vergne é um dos únicos quatro pilotos a ter somado pontos nas quatro primeiras corridas deste ano, graças a uma boa consistência, tanto da sua parte como da DS Automobiles.

Terminando a corrida logo atrás do seu companheiro de equipa, Stoffel Vandoorne também voltou a somar pontos, tendo três pontuações em quatro corridas. O Campeão do Mundo de 2022 estava, obviamente, à espera de melhor do que esse oitavo lugar, uma vez que partiu da primeira linha, mas as coisas não lhe correram bem no Brasil.

 

O Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E estará de volta à ação dentro de duas semanas, na que será a sua primeira visita ao Japão, com a corrida agendada para as ruas de Tóquio no sábado, dia 30 de março.


Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:

"Saímos deste fim de semana com sentimentos contraditórios. Estivemos bem nos treinos livres e o nosso desempenho na qualificação foi excelente. Depois, na final dos duelos, a pole-position escapou-nos por apenas dois milésimos de segundo, colocando o nosso outro carro no terceiro lugar da grelha de partida. Depois disso, aconteceu uma corrida difícil. Tivemos dificuldades em acompanhar o ritmo de alguns concorrentes e, no final, o JEV ficou em sétimo e o Stoffel em oitavo. Tal ainda significa pontos úteis para o campeonato, mas não tantos como esperávamos depois da qualificação. Temos muito trabalho pela frente e vamos fazer tudo o que pudermos para fazer melhor na próxima corrida, em Tóquio."

 

Jean-Éric Vergne, Campeão de Fórmula E em 2018 e 2019:

"Estamos desiludidos, sejamos honestos. Fizemos uma qualificação muito boa com um segundo e terceiro lugares na grelha, mas na corrida talvez as nossas decisões estratégicas não tenham sido as melhores. Olhando para os aspetos positivos, devemos estar satisfeitos por ver que somos competitivos na qualificação e que, mais uma vez, somámos pontos com ambos os carros. Faltam apenas duas semanas para a próxima corrida e espero que consigamos recuperar no Japão."

 

Stoffel Vandoorne, 2022 Campeão de Fórmula E em 2022 :

"Este dia teve duas faces para a equipa, com uma excelente qualificação, seguida de uma corrida bastante mais difícil. Tendo em conta o nosso ritmo, poderíamos ter esperado fazer melhor do que um sétimo ou oitavo. Por isso, estamos naturalmente desiludidos por não termos somado mais pontos. Temos de analisar a nossa corrida e acho que temos muito a aprender com o que aconteceu, em especial no que diz respeito à estratégia. Podíamos ter feito um melhor trabalho para conseguir melhores posições em pista. Sabê-lo deve tornar-nos mais fortes para a próxima ronda. Do lado positivo, provámos ser sempre muito rápidos na qualificação, o que é encorajador para o futuro, dando-nos confiança para a próxima corrida".

 

Palmarés da DS Automobiles desde a sua entrada na Fórmula E:

  • 109 corridas
  • 4 títulos de Campeões
  • 16 vitórias
  • 48 pódios
  • 23 pole-positions
  •  

Periodicidade Diária

terça-feira, 30 de abril de 2024 – 20:50:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...