18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

GP Abimota regressa dois anos depois da edição anterior

A 32.ª edição do GP Abimota – Região de Aveiro vai disputar-se de 1 a 3 de Julho. É o regresso desta histórica competição, que não saía para a estrada desde 2009. O fim-de-semana velocipédico vai também consagrar os campeões nacionais de BMX Race.
 
O GP Abimota vai contar com duas etapas em linha e com um prólogo, em regime de contra-relógio por equipas. O prólogo corre-se a partir das 19h00 de sexta-feira, no interior do Velódromo Nacional, Sangalhos. Cada uma das 14 equipas participantes irá completar 20  voltas à pista, totalizando 5 quilómetros.
 
A primeira etapa disputa-se no sábado. Os corredores vão percorrer 158 quilómetros, com partida de Ovar (Praça da Reública, 12h30) e chegada a Sever do Vouga (Av. Comendador Augusto Martins Pereira, 16h30). As últimas pedaladas serão dadas no domingo, num traçado de 134 quilómetros, que vai ligar a Praia da Barra (13h00) a Águeda (Av. Dr. Eugénio Ribeiro, 16h15). O último vencedor do GP Abimota foi Joaquim Sampaio, que este ano se retirou.
 
Depois de acolher o prólogo do GP Abimota – Região de Aveiro, o Velódromo Nacional será palco do I Festival de Pista Prof. Litério Marques, que vai realizar-se no dia 2 de Julho. Esta competição destina-se a corredores cadetes e juniores, masculinos e femininos, decorrendo das 10h00 às 13h30. O programa contempla provas de perseguição individual e colectiva, scratch, eliminação e pontos.
 
Também no sábado, mas no sul do país, Quarteira vai coroar os campeões nacionais de BMX Race. As provas começam às 18h00 de sábado, 2 de Julho, esperando-se que a pista local seja palco de emocionantes duelos entre os melhores corredores portugueses.
 
O Algarve foi escolhido para a realização de testes às Escolas de Ciclismo da zona sul, que terão lugar no domingo, 3 de Julho, desde as 9h00, na pista de ciclismo de Loulé. O calendário regional algarvio também se encontra preenchido neste fim-de-semana, sobressaindo a realização da terceira prova pontuável para a Taça do Algarve de maratonas BTT. A corrida está marcada para domingo e terá 70 quilómetros, com partida (9h00) e chegada nas imediações da Escola Básica 2,3 Tecnopólis, Lagos.
 
Outra disciplina de BTT, o downhill urbano (DHU), vai agitar o centro histórico de Coimbra, no domingo, com a disputa do DHU Cidade de Coimbra, prova do Troféu DHX. A manhã será dedicada aos treinos, deixando as descidas competitivas para a tarde, com início às 13h30. Os pilotos vão descer da Universidade até à Praça 8 de Maio, passando pela Sé Velha, pelo Quebra Costas e pelo Arco da Almedina.
 
Na Marinha Grande vai disputar-se, a partir das 11h00 de domingo, o 1.º Circuito de Ciclismo Amieirinhense. A prova de masters open tem partida e chegada na sede do Clube Recreativo Amieirinhense. Serão percorridos 46 quilómetros, resultantes de 20 voltas a um circuito de 2300 metros de perímetro.
 
As 24 Horas BTT de Coruche disputam-se entre as 14h00 de sábado e as 14h00 de domingo, em redor da Praça de Touros local.
 
A XVI edição da Rota do Vinho do Porto sai para as estradas durienses no sábado e no domingo, proporcionando aos cicloturistas o desafio de pedalarem nas sempre duras estradas da região, um esforço recompensado pelas magníficas paisagens envolventes. No primeiro dia serão feitas duas etapas. De manhã 54,4 quilómetros entre Vila Real e Alijó e de tarde 42,7 quilómetros entre Alijó e o Peso da Régua. Para domingo estão guardadas mais duas viagens, 45,5 quilómetros matinais desde Mesão Frio ao Marco de Canaveses e 48,4 quilómetros vespertinos entre Alpendorada e o Porto.
 
No domingo realiza-se o 1.º Passeio BTT Paços de Ferreira – Sabrosa, com partida marcada para as 8h45, junto da Motoas.
 
 
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 1 de maio de 2024 – 21:49:21

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...