18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Faltam menos de 10 dias para o Triatlo Longo de Lisboa

A poucos dias da disputa de mais uma edição do VII Triatlo Internacional de Lisboa começam a perfilar-se os grandes candidatos ao triunfo. No lado masculino Pedro Gomes (Garmin Olímpico de Oeiras), José Estrangeiro (AAC) e José Almagro surgem como grandes candidatos.

No sector feminino a prova promete ser muito aberta. Ainda assim, as britânicas Natalie Barnard e Alison Rowat e a portuguesa Vanessa Pereira (Charity Multisport) reúnem alguma dose de favoritismo.
 
A prova vai reunir cerca de 500 atletas e disputa-se no próximo sábado, dia 5 de Maio, no Parque das Nações.

Para além dos triatletas a prova vai ainda contar com a participação de 15 estafetas. No total, serão 500 os atletas que no próximo sábado, dia 5 de Maio, participam no desafio que o Triatlo Internacional de Lisboa oferece aos seus participantes. A prova terá início às 08:00 na Doca dos Olivais.
 
Com o Rio Tejo e o Oceanário de Lisboa a seu lado os atletas vão cumprir 1900 metros de natação. Segue-se um segmento de ciclismo, na extensão de 90Km e que levará os atletas desde o Parque das Nações, até ao final do IC2, em Santa Iria da Azoia. Este percurso será feito por 4 vezes, permitindo ao público junto à meta e ao parque de transição acompanhar todas as incidências. Logo que deixem as bicicletas no parque de transição os atletas iniciam o segmento de corrida, na extensão de 21km, divididos em 4 voltas desenhadas no Parque das Nações.

Os favoritos

No lado masculino, Pedro Gomes e José Estrangeiro são, em teoria, os melhores colocados para lutar pelo triunfo. De entre os dois, Pedro Gomes é quem apresenta o melhor currículo em provas de longa distância: vem de uma vitória em Marbella e é o português com a melhor marca na distância Ironman (8h19m na Flórida em 2010).

Contudo, na temporada 2012 José Estrangeiro, um dos portugueses com maior currículo a nível internacional, tanto em Duatlo como em Triatlo de distância convencional (sagrou-se Campeão da Europa de Duatlo Júnior, foi medalhado no Campeonato do Mundo de Duatlo Júnior e foi 8º classificado no Campeonato do Mundo Triatlo Júnior) decidiu dedicar a sua atenção às distâncias mais longas e parece estar a dar boa conta de si, tendo vencido a primeira prova da temporada, realizada em Vila Real de Santo António, no passado mês de Março.

De entre os participantes, Pedro Gomes é o único que poderá repetir o triunfo em Lisboa, já que foi ele o vencedor da edição 2011 da prova.

Para além dos dois atletas portugueses, o role de candidatos inclui o vencedor Tristar Madrid 2011, o espanhol José Almagro, que procurará nos segmentos de ciclismo e corrida compensar o tempo perdido na natação. Outros aspirantes são o dinamarquês Martin Wagner, Joensen Gudmundur das Ilhas Faroé e Reinaldo Oliveira do Brasil.

As favoritas

A britância Natalie Barnard tem no segmento de natação a sua arma, pelo que tentará destacar-se das adversárias no plano de água e a partir dai fazer uma gestão inteligente do seu esforço. Apesar da sua juventude, Barnard possui alguma experiencia em provas de longa distância: foi duas vezes 2ª classificada no ICAN Mallorca e no TriGrandPrix de Ciboure, em 2011.

Uma estratégia semelhante a Natalie Barnard deverá usar a também britância Alison Rowat, que em 2011 se classificou na 2ª posição na prova lisboeta.

A campeã nacional de Triatlo Longo, Vanessa Pereira tem vindo a evoluir de forma consistente, sagrou-se Campeã do Mundo de Triatlo Longo no escalão 20-24 em 2010 e na temporada 2011 fez a sua estreia no mítico Ironman do Hawaii.

O VII Triatlo Internacional de Longa Distância de Lisboa é uma organização do Clube Oriental de Lisboa com a produção da Empresa S4a, Lda., o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal contando ainda com o apoio das Câmaras Municipais de Lisboa e Loures.  
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 26 de abril de 2024 – 02:45:41

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...