19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Seleção feminina de +55 termina Campeonato do Mundo de Veteranos no 12.º lugar

 
- Restantes três equipas lusas não conseguiram vencer
- Finais no Jamor, no CIF e no Estoril ficaram definidas
A seleção nacional feminina de +55 foi a primeira a concluir a prestação no Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas, que fechou com o 12.º lugar. As restantes três equipas portuguesas que entraram em ação também não conseguiram vencer, mas ainda voltarão à ação na sexta-feira para concluírem as respetivas participações no torneio que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, com o apoio da Federação Internacional de Ténis, no Complexo Desportivo do Jamor (Oeiras), no Club Internacional de Foot-Ball (Lisboa) e no Clube de Ténis do Estoril (Cascais).
 
Um dia após a derrota por 3-0 com o Canadá no arranque do play-off de definição das posições 9-12, a equipa das quinas entrou bem, mas não conseguiu segurar a vantagem e permitiu a reviravolta da Austrália, que venceu por 2-1.
 
Deolinda Duarte inaugurou o braço de ferro com um triunfo por 6-4 e 6-1 sobre Ulrike Deutsch-Watson, mas no segundo singular Isabel Pinto cedeu por 6-0 e 6-2 para Kerryn Cyprien. Com tudo empatado, Maria Conceição Vinha e Paula Falcão não conseguiram segurar a vitória lusa pois perderam por 6-1 e 6-1 contra Kerryn Cyprien e Jill Meggs.
Portugal iniciou a campanha no Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas com uma derrota por 3-0 contra a França, venceu o México por 2-1 e nas jornadas mais recentes sofreu os referidos desaires perante os conjuntos do Canadá e da Austrália.
 
No mesmo escalão e igualmente no Complexo Desportivo do Jamor, a seleção masculina de +55 perdeu por 3-0 contra a Suécia e lutará pelo 11.º lugar na Austria Cup.
 
O confronto europeu desta quinta-feira ficou decidido nos singulares: primeiro, Pedro Martins cedeu por 6-1 e 6-3 contra Peter Rejler. Depois, Nuno Mota perdeu por 6-3 e 6-4 frente a Fredrik Perman no duelo que enviou os suecos para a ambicionada luta pelo nono posto na classificação geral.
 
Já com o frente a frente resolvido, Vasco Graça e Sotero Rebelo — que ainda não tinha competido por estar a recuperar de um problema físico — cederam por 6-1 e 6-1 perante Patrik Alemo e Jan Hedman.
Na sexta-feira, a seleção masculina de +55 defrontará a Austrália no derradeiro encontro deste Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas com o objetivo de conquistar a 11.ª posição na classificação final.
 
No escalão de +60, quer a equipa feminina, quer a masculina saíram derrotadas e terão de lutar, na derradeira jornada, respetivamente pela sétima e 11.ª posições.
 
Única a chegar aos quartos de final entre as quatro que defenderam as cores de Portugal neste Mundial, a seleção feminina cedeu por 3-0 contra a vice-campeã mundial Grã-Bretanha no Clube de Ténis do Estoril: Vera Pyrrait perdeu por 6-0 e 6-0 com Christine French, Paula Zoio por 6-2 e 6-2 com Gillian Brook e, já no par, Ann Fernandes e Vera Pyrrait por 6-0 e 6-1 contra Emma Bowen e Debra Schmidt.
 
No derradeiro dia, Portugal discutirá com o Canadá o sétimo posto na classificação geral.
 
Por último, a equipa masculina esteve encaminhada para um novo triunfo no Club Internacional de Foot-Ball, mas sofreu a reviravolta contra a Espanha no play-off do nono ao 14.º lugar (já com o 12.º assegurado por ter tido um bye na primeira ronda).
O responsável pela boa entrada lusa foi o capitão Paulo Travassos, que abriu o compromisso a vencer Manolo Arroyo Rosales por 5-7, 6-4 e 6-2, mas depois José Alberto Pereira cedeu por 6-1 e 6-1 contra Francisco Garcia Lopez e, no par decisivo, os mesmos protagonistas dos duelos de singulares perderam por 6-1 e 6-0 face a Juan-António Rodriguez-Aransay e Francisco Garcia Lopez.
 
A derrota desta quinta-feira significou que na derradeira jornada o selecionado luso só possa lutar pelo 11.º posto, tendo como derradeiro adversário o México numa eliminatória que será decidida a partir das 9h30.
 
Para além dos últimos encontros das três seleções portuguesas, a jornada de sexta-feira também contará com as quatro finais: no Jamor, a Itália discutirá o título masculino contra a França e o feminino contra a Alemanha; no Estoril, a decisão feminina de +60 será entre a Alemanha e os Estados Unidos da América; já no CIF, o título masculino de +60 será discutido entre Itália e França.
Este é o terceiro ano em que a Federação Portuguesa de Ténis organiza o Campeonato do Mundo de Veteranos: em 2019 recebeu os escalões de +50, +55 e +60, em 2022 acolheu as provas de +30, +35, +40 e +45 e em 2023 as de +55 e +60.
 
A competição por equipas acontece entre os dias 13 e 18 de agosto e reúne em Portugal um total de 350 jogadores de 27 países. Depois será a vez de se realizar a competição individual, de 19 a 26 de agosto.
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 17 de abril de 2025 – 22:04:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...