18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Adriana Calcanhoto, José Eduardo Agualusa e Carlos Carreiras discutem desafios da lusofonia nas Conferências do Estoril

 

A compositora e cantora brasileira, o escritor angolano e o autarca português integram o painel dedicado ao tema “Desafios da Lusofonia”. A comunidade lusófona baseia-se em valores, história e língua partilhados e constitui, apesar de alguns reveses, exemplo de cooperação entre países que trabalham juntos para superar as suas diferenças. No entanto, é necessário um esforço mais intenso para atingir as metas de desenvolvimento sustentável, incluindo a erradicação da pobreza e a rejeição das desigualdades. Um dos principais desafios é o desenvolvimento de um espaço de justiça global que aprofunde esse sentido de comunidade.

 

Como pode tal ser alcançado?


É a pergunta à qual irão dar resposta.

 

Ambos os artistas dispensam apresentações dado que são sobejamente conhecidos do público português. Mas pouco sabem que Adriana Calcanhoto é, desde 2015,  embaixadora da Universidade de Coimbra, onde dá aulas, o que a leva a viver entre Coimbra e o Rio de Janeiro. Filha de artistas, nasceu em 1965, em Porto Alegre, onde iniciou a trajetória musical. Tem canções gravadas por grandes intérpretes da música popular brasileira, ganhou dois Grammy Latino, um deles por melhor canção em língua portuguesa e lançou livros e discos para crianças.

 

Agualusa nasceu em Angola. Viveu em Luanda, Lisboa, Olinda, Rio de Janeiro e Berlim. Nos últimos anos passa mais tempo na Ilha de Moçambique. Escreveu 14 romances. Os seus livros estão publicados em mais de 30 países. Um dos seus romances, “Teoria Geral do Esquecimento”, ganhou o International Dublin Literary Award e foi finalista do International Man Booker Prize. Com um romance anterior, “O Vendedor de Passados”, ganhou o Independent Foreign Fiction Prize.

 

Carlos Carreiras é Presidente da Câmara de Cascais desde 2011 e co-presidente da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. Carreiras formou-se em Administração de Empresas e Contabilidade, tendo liderado durante vários anos  os departamentos  brasileiro e africano de empresas portuguesas nos setores de bens de consumo e turismo.

 

As Conferências do Estoril vão reunir mais de 800 participantes, entre onze Chefes de Estado, quatro Prémios Nobel, dois Prémios Pritzker, um Pulitzer, além de líderes mundiais da diplomacia, da economia e da política. Sérgio Moro, Ministro da Justiça do Brasil, Joana Marques Vidal, ex-Procuradora Geral da República, German Garavano, Ministro da Justiça e Direitos Humanos da Argentina, François Hollande, ex-Presidente francês e o antigo primeiro-ministro belga Guy Verhofstadt são alguns dos convidados das Conferências.

 

Mais nomes serão ainda divulgados.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 26 de abril de 2024 – 20:13:05

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...