18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Rock in Rio Lisboa apresenta Palco Tejo em homenagem ao novo local do festival

Rock in Rio Lisboa apresenta Palco Tejo em homenagem ao novo local do festival e anuncia concerto especial dos Ornatos Violeta de comemoração dos 25 anos do álbum “O monstro precisa de amigos”
 
- Na edição que assinala dos 20 anos do Rock in Rio Lisboa, o festival apresenta mais um palco de música – o Palco Tejo - apadrinhado pelos Ornatos Violeta para celebrar de forma muito especial os 25 anos da edição do seu icónico segundo álbum “O Monstro Precisa de Amigos”;
- Para além da banda de Manel Cruz, atuam no palco novo do Rock in Rio Lisboa: Blind Zero, Capitão Fausto, Danni Gato, Fonzie, Mc Cabelinho, Neyna, Peste & Sida, ProfJam, The Legendary Tigerman, Veigh, e os já anunciados Iñigo Quintero, Lauren Spencer Smith e Rival Sons;
- O Rock in Rio Lisboa 2024 realiza-se nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024 e contará com 12 horas de festa diárias e memoráveis, numa nova Cidade do Rock e numa nova localização – o Parque Tejo-Lisboa;
 
O Rock in Rio Lisboa faz 20 anos e a nova Cidade do Rock vai ter mais um palco dedicado à música, por onde vão passar novas promessas da cena nacional e internacional, bem como referências de peso já consagradas, sinónimo de uma estratégia do festival que consiste em ter cada vez menos diferenças de peso de nomes e estruturas nos seus palcos, só possível de pôr em prática com a mudança de recinto para o Parque Tejo-Lisboa, em 2024. O Palco Tejo do Rock in Rio Lisboa, apadrinhado pelos Ornatos Violeta – que vão trazer um concerto muito especial para celebrar os 25 anos da edição do seu icónico segundo álbum “O Monstro Precisa de Amigos” –, nasce em homenagem ao novo recinto do festival, para celebrar o talento, a criatividade e a diversidade de sonoridades e nacionalidades presentes em palco, e não só. O Palco Tejo será mais um ponto de convergência para os amantes de música, que procuram o magnetismo de uma experiência coletiva e inesquecível, que só o Rock in Rio Lisboa, nesta edição especial de 20 anos, poderá oferecer.
 
Esse mesmo espírito que emana das atuações dos Ornatos Violeta, e que é vivido no ambiente de festa e de comunhão que ao longo das últimas 9 edições se tem entranhado na pele de todos os que têm passado pelo Rock in Rio Lisboa, promete elevar a experiência de entrega e partilha de emoções a um nível superior. Na 10ª edição do festival em Portugal, a banda irá trazer um concerto muito especial para celebrar os 25 anos do seu icónico segundo álbum de estúdio “O Monstro Precisa de Amigos” – um dos melhores álbuns portugueses de rock de sempre, que conta com grandes êxitos como “Ouvi Dizer”, “Capitão Romance”, “Dia Mau” e “Chaga”, teve convidados como Vítor Espadinha, Gordon Gano (Violent Femmes) e os Corvos e foi eleito Álbum do Ano em 1999, nos Prémios Blitz.
 
Recorde-se que os Ornatos Violeta terminaram a carreira em outubro de 2002, após cinco anos de muita atividade e sucesso a nível nacional. Em 2012 – tal era o entusiasmo entre a nova geração – os Ornatos Violeta regressaram aos palcos e esgotaram sete datas nos Coliseus de Lisboa, Porto e Micaelense, na ilha de São Miguel. Desde então, a banda tem tocado ao vivo em situações especiais e grandes festivais porque o culto continua vivo, alimentado pelos que nunca viram a banda ao vivo e os que cresceram com os Ornatos Violeta. A banda criada por Manuel Cruz (voz), Peixe (guitarra), Nuno Prata (baixo), Kinorm (bateria) e Elísio Donas (teclados) em 1991, no Porto, é uma referência em Portugal há mais de 30 anos e as suas músicas continuam a fazer parte das playlists das rádios, porque as boas canções são intemporais. O Palco Tejo é deles!
 
No dia 15 de junho, há rock no Rock in Rio Lisboa e a máxima estende-se a todos os palcos de música. No palco novo do festival as guitarras serão rainhas nas mãos da seleção nacional de luxo formada pelos Blind Zero, Peste & Sida e The Legendary Tigerman, que se juntam aos já anunciados californianos Rival Sons.
 
Com um percurso ímpar na música nacional, os Blind Zero celebram em 2024 trinta anos de carreira com a edição do álbum “Courage and Doom”, o esperado sucessor de “Often Trees”, editado em 2017. Nascidos na década do rock e do grunge, somam milhares de discos vendidos, nove álbuns editados e um DVD ao vivo para a MTV em Milão. A banda de Miguel Guedes faz parte da história da música em Portugal e o novo disco atesta boa forma do quarteto do Porto.
 
Mais um nome incontornável da música nacional são os Peste & Sida. A comemorar 37 anos de história em 2024, foram uma das bandas mais icónicas e de referência nos anos 80 e continuam a dar cartas no panorama do rock português. Editaram em 2023 o oitavo álbum de originais, “Não Há Pão”, e somam atualmente mais de 40 mil ouvintes no Spotify. Atualmente, e depois de vários ajustes na formação da banda, os Peste & Sida são compostos por João San Payo (voz e baixo), João Alves (voz e guitarra), Sandro Oliveira (bateria e voz) e Ricardo Barriga (guitarra).
 
E como não se pode falar de rock em Portugal sem falar em Paulo Furtado, The Legendary Tigerman tinha de ser convocado para a edição histórica dos 20 anos do Rock in Rio Lisboa. Com uma carreira consolidada no panorama português e internacional, numa mescla que une géneros como o blues, rock, garage rock e o punk, o one-man band de Coimbra, que toca guitarra, harmónica e bateria sozinho em palco, vai levar ao Parque Tejo-Lisboa o álbum “Zeitgeist”, editado em 2023. Um disco, onde pela primeira vez, Paulo Furtado compôs com sintetizadores modulares em vez de guitarras, e que conta com participações de artistas de renome nacional e internacional, como Anna Prior, Asia Argento, Best Youth, Calcutá, Delila Paz (The Last Internationale), Jehnny Beth, RAY, Sarah Rebecca e Sean Riley.
 
Naturais da Califórnia, nos EUA, os Rival Sons estão também convocados para o dia dedicado ao rock no Rock in Rio Lisboa. Parceiros de estrada de ícones globais do rock como Alice Cooper, Black Sabbath, AC/DC e Deep Purple, a par das mais variadas distinções dentro da especialidade em reconhecimento de álbuns como o mítico “Pressure & Time”, “Hollow Bones” e “Feral Roots”, os Rival Sons estão de volta à estrada com dois motivos muito fortes para atuar dia 15 de junho no Rock in Rio Lisboa: “Darkfighter” e “Lightbringer”. Os dois álbuns que a banda de Jay Buchanan editou em 2023 dão o mote para este regresso a Portugal e para uma arrebatadora atuação no palco novo do festival.
 
No dia 16 de junho, os Capitão Fausto e Neyna são as novidades para o palco novo do Rock in Rio Lisboa. Juntam-se aos já confirmados Iñigo Quintero e Lauren Spencer Smith, neste dia também de festa, mas pautado por momentos mais intimistas.
 
Os Capitão Fausto acabam de editar o álbum “Subida Infinita” (março 2024). É o quinto disco de originais da banda de Alvalade e também o último em que Tomás, Salvador, Domingos, Manuel e Francisco tocaram os cinco juntos. Com um percurso iniciado em 2011 com o álbum “Gazela”, os Capitão Fausto editaram em 2014 “Pesar o Sol”, mas foi em 2016 que se tornaram na “voz de uma geração” com o álbum “Capitão Fausto Têm os Dias Contados”. Três anos depois, mostraram a constante capacidade de se reinventarem com “A Invenção do Dia Claro”, gravado no Brasil dois anos antes. A viver um momento de mudança, devido à recente saída do teclista Francisco Ferreira, os Capitão Fausto voltam a reinventar-se para seguir em frente enquanto quarteto. Uma nova vida, que tem passagem marcada pelo palco, também ele novo, do Rock in Rio Lisboa, no segundo dia do festival.
 
Neyna é uma das principais referências da música cabo verdiana da atualidade. Ganhou em 2023 o prémio de música popular do ano nos Cabo Verde Music Awards com o êxito “Akanadja”, que conta com mais de 3 milhões de streams no Spotify, mas o primeiro grande reconhecimento da indústria musical aconteceu em 2020, quando uma das maiores referências cabo-verdianas, Nelson Freitas, convidou Neyna para gravar “Na Bo Mon”, tema que conta já com mais de 6 milhões de visualizações no YouTube e que, cumprindo todas as expectativas, acabou por atrair a atenção do grande público para Neyna. Em 2024, Neyna colaborou com Supa Squad no tema “Contigo”, e tem agora estreia marcada no palco novo do Rock in Rio Lisboa.
 
Iñigo Quintero é um cantor e compositor espanhol que deixou a sua marca na cena musical em 2022, ao ganhar destaque com o lançamento do single "Si no estás", que rapidamente se tornou um fenómeno viral em plataformas como o TikTok e o Spotify. Este êxito catapultou a carreira do músico para a fama, colocando-o no cobiçado Top 1 Global do Spotify, ultrapassando artistas como Bad Bunny e Taylor Swift. Com singles como "Sobredosis", "Será por ti", "Sin tiempo para bailar" e, claro, "Si no estás", Iñigo conta com mais de 19 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
 
Natural de Inglaterra, e sediada em Vancouver, no Canadá, a cantora e compositora Lauren Spencer Smith, participou em 2020, com 16 anos, no concurso de talentos American Idol, e dois anos depois era já considerada uma artista sensação da pop internacional, graças ao êxito “Fingers Crossed”. A popularidade do tema cruzou fronteiras e funcionou como rampa de lançamento para Lauren Spencer Smith atuar nos MTV VMAs, no The Tonight Show com Jimmy Fallon e nos People's Choice Awards, cerimónia para a qual foi nomeada na categoria de "Melhor Novo Artista”. Com o registo de estreia, “Mirror” (2023) Lauren veio confirmar que para além de excelente cantora, é também uma exímia compositora em ascensão. Dia 16 de junho, é cabeça de cartaz do palco novo do Rock in Rio Lisboa.
O dia 22 de junho, com um cartaz inteiramente dedicado ao talento nacional, o Rock in Rio Lisboa recebe os padrinhos do palco novo, Ornatos Violeta, e os Fonzie.
 
A celebrar, em 2024, 25 anos da edição do aclamado segundo álbum “O Monstro Precisa de Amigos”, os Ornatos Violeta são cabeças de cartaz dia 22 de junho do palco novo do Rock in Rio Lisboa. A banda de Manel Cruz, Nuno Prata, Peixe, Ninorm, e agora sem Elísio Donas, uma referência em Portugal e com músicas que continuam a fazer parte das playlists das rádios - porque as boas canções são intemporais -, não só vai encerrar a noite do terceiro dia, como apadrinha o palco novo do festival, como embaixadores do talento nacional que por aqui vai passar, pelo imenso contributo que com dois álbuns míticos da história da música portuguesa, e muitos memoráveis concertos pelo país, têm dado à música nacional ao longo de mais de 20 anos. Em 2024, os autores de canções como “Mata-me Outra Vez”, “Ouvi Dizer” e “Capitão Romance” e detentores de inúmeros concertos esgotados pelo país fora continuam a ver crescer uma legião de fãs que já cruza várias gerações, furando a barreira do tempo e do espaço. Após o desaparecimento de Elísio Donas, em maio de 2023, os Ornatos Violeta prosseguem juntos perpetuando, assim, a sua memória e cumprindo o sonho que uniu este cinco amigos no início dos anos 90, que fará agora também parte Rock in Rio Lisboa.
 
Com uma história de inúmeros sucessos iniciada em 1996, os Fonzie já lançaram êxitos como “A Tua Imagem,” “Saudades,” “Caminho” e “Só Heróis.” Nomeados já duas vezes para "Best Portuguese Act" nos MTV Europe Music Awards, (em 2003 e em 2007), os Fonzie contam também com três grandes digressões mundiais, tendo já pisado variados palcos, clubes e festivais no pelos quatro cantos do mundo e partilhado o mesmo palco com icónicas bandas de rock como os Linkin Park, The Offspring, Soulfly, Lost Prophets, My Chemical Romance, Black Eyed Peas, Muse e Misfits.
 
No dia 23 de junho, a festa é dos mais jovens, que podem deixar os pais em casa! Os ritmos vão acelerar com Danni Gato, MC Cabelinho, ProfJam e Veigh no palco novo do Rock in Rio Lisboa.
 
Danni Gato é atualmente considerado como um dos melhores DJs nacionais e a principal referência do afro house em Portugal. Natural de Faro, no Algarve, conta já no currículo com colaborações com Nelson Freitas, Loony Johnson e Djodje, bem como com passagens marcantes por inúmeros grandes clubes e festivais nacionais e internacionais. Danni Gato já atuou no Luxemburgo, Suíça, Malta, França, Espanha, Cabo Verde, Holanda, Itália, Reino Unido e EUA, países onde deixou rasto de atuações contagiantes para verdadeiras multidões, graças a hinos das pistas de dança como “Pedrinha,” “Num Tás a Ver” ou “Imagina Só.” A próxima multidão estará à espera em frente ao palco novo do Rock in Rio Lisboa.
 
Conhecido como um dos maiores e mais galardoados nomes do hip hop e da música nacional contemporâneos, ProfJam tem vindo a desenhar um percurso artístico ímpar. Com uma escrita intrincada, flows complexos e produções que traduzem o presente e o futuro, Mário Cotrim tem vindo a cultivar um estilo muito próprio com o qual se tem evidenciado tanto nos seus sucessivos lançamentos como nos palcos que foi pisando de norte a sul do país. Estreou-se em 2014 com a mixtape “The Big Banger Theory”, seguido em 2016 do novo lançamento “Mixtakes”. Em 2019, ProfJam lançou o álbum “#FFFFFF”, que entrou diretamente para o top 50 do Spotify, e atingiu rapidamente o galardão de platina, contando com êxitos como “Água de Coco” (single de quádrupla platina), “Tou Bem” (single de sêxtupla platina), “Malibu” e “À Vontade” (ambos singles de tripla platina). Em 2020, editou “System” com Benji Price e 2022 marcou o início da caminhada para o seu novo disco “MDID” (Música de Intervenção Divina), lançado em 2023, e que já é disco de ouro.
 
Considerado um dos principais artistas de rap e funk carioca no Brasil, MC Cabelinho fez história acontecer no lançamento do seu segundo álbum “LITTLE LOVE” ao chegar à segunda posição do TOP 50 Álbuns Brasil no Spotify Brasil, tornando-se no sexto maior debut de um álbum na mesma plataforma, com 5,4 milhões de streams. Direto do Rio de Janeiro, o cantor, compositor e ator iniciou-se na indústria musical em 2016. Com colaborações com artistas de peso como Anitta, Ludmilla, Gloria Groove e MC Dricka, o rapper brasileiro já participou em algumas novelas da TV Globo, e recebeu o prémio Beat BR nos MTV Millennial Awards, em 2022.
 
Um dos maiores fenómenos da cena musical brasileira, Veigh conta com milhões de reproduções em plataformas como o Spotify ou o Youtube, e não para de crescer. Com êxitos como “Novo Balanço”, “Engana Dizendo Que Ama” e “Clickbait”, que fazem parte da versão deluxe do seu primeiro álbum de estúdio “Dos Prédios”, lançada em 2023, e que atingiram milhões de streams na semana de lançamento, o artista já pisou grandes palcos pelo Brasil, e pela Europa. Em 2023, Veigh estreou-se no Palco Factory do The Town; em 2024, irá fazer o mesmo, desta vez no Palco Tejo do Rock in Rio Lisboa, trazendo toda a sua música e contagiante vibe ao festival.
 
Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, afirma que: “Era uma vontade antiga criarmos mais um palco dedicado à música e poder dar espaço a mais artistas portugueses e internacionais. A mudança para o Parque Tejo-Lisboa permitiu esse crescimento, e foi ótimo que acontecesse também no ano em que o festival comemora 20 anos aqui em Portugal. É um presente de aniversário, e mais um motivo para celebrar!”
 
A 10ª edição do Rock in Rio Lisboa decorrerá nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, na nova Cidade do Rock, no Parque Tejo-Lisboa, onde os fãs serão transportados para uma experiência única e memorável cheia de animação, música e entretenimento de qualidade.
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 30 de abril de 2024 – 19:25:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...