18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

De 18 a 20 de abril - Escola das Artes debate perspetivas emergentes sobre conservação e património

- Escola das Artes debate perspetivas emergentes sobre conservação e património 
- Práticas e processos de documentação e reflexão crítica na conservação do património
 
Durante três dias, de 18 a 20 de abril, mais de uma centena de investigadores, docentes e alunos vão participar na conferência científica internacional “EPoCH - Perspetivas emergentes sobre conservação e património”, organizada pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia Das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa.
 
“Procuramos que o EPoCH seja um fórum de discussão de tópicos emergentes na investigação em património, conservação e restauro, enquanto abraça conversas colaborativas impulsionadas por perspetivas emergentes e pela exploração de um conjunto diversificado de práticas, teorias e abordagens,” refere Patrícia Moreira, vice-diretora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia Das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa e membro da organização.
 
Todos os anos, a conferência EPoCH (Emerging Perspectives on Conservation and Heritage) aborda um tema específico, proporcionando uma exploração focalizada, mas diversificada de questões críticas numa tapeçaria entrelaçada de investigação intelectual. A conferência inaugural deste ano centrar-se-á nos processos de documentação do património. A importância e a funcionalidade dos processos de documentação para o estudo, a preservação e a intervenção no património implicam um pensamento reflexivo e crítico essencial para a implementação e o desenvolvimento de práticas de documentação que apoiem o acesso, a permanência e o respeito pelo património, mantendo a observância de valores fundamentais como a sua autenticidade e valor. Estão confirmados como keynote speakers Alexandre Matos (diretor do departamento de Investigação e Formação da Sistemas do Futuro) e Marco Callieri (investigador do Istituto di Scienza e Tecnologie dell'Informazione (ISTI) da National Research Council em Pisa, Italy).
 
Os objetivos desta conferência passam por estabelecer um diálogo entre todos os intervenientes nesta área de investigação e refletir sobre as várias propostas e abordagens, implementadas ou em desenvolvimento. Pretende-se fomentar o debate, estabelecer ligações entre a teoria e a prática, investigar os processos, métodos, técnicas e ferramentas, visando o avanço deste campo na definição de soluções específicas com consequente impacto em toda a comunidade para responder aos imensos desafios e necessidades no domínio da documentação do património do passado, do presente e do futuro. 
 
A conferência EPoCH - Emerging Perspectives on Conservation and Heritage, decorre de 18 a 20 de abril no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 30 de abril de 2024 – 20:51:59

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...